Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Audiência questionará divisão do Fundo dos Municípios

Agência Câmara - 18 de junho de 2004 - 13:56

O presidente da Associação dos Municípios, Paulo Ziulkoshi, será convidado pela Comissão de Finanças e Tributação para participar de uma audiência pública sobre a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O debate, aprovado pela Comissão no último dia 16, foi solicitado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
A reunião, que ainda não tem data agendada, também poderá contar com a presença do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e de secretários estaduais e municipais de Fazenda das capitais de cada estado.

Aumento com a reforma
A intenção é subsidiar a análise de dois projetos de lei complementar que tratam da divisão do Fundo dos Municípios, e que estão sendo apreciados pela Comissão. Esse Fundo está previsto na Constituição e corresponde, atualmente, a 22,5% do que a União arrecada com Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Porém, esse percentual pode aumentar, pois a Reforma Tributária (PEC 255/04), que está sendo discutida na Câmara, sugere que a participação da União no FPM seja de 23,5%, um ponto percentual a mais.

As propostas
O deputado Júlio César (PFL-PI) é autor de um dos projetos que a Comissão está analisando: o PLP 26/03, que muda a distribuição dos recursos do FPM entre as capitais e os municípios do interior de cada estado por meio de fatores que diminuam a influência do número da população no rateio final.
O segundo texto em análise na Comissão é o PLP 145/04, de autoria do deputado José Carlos Araújo (PFL-BA), que amplia, para até 2013, o prazo de aplicação do redutor financeiro do FPM.



Reportagem - Natalia Doederlein
Edição - Simone Ravazzolli


SIGA-NOS NO Google News