Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/05/2004 14:44

Audiência Pública vai discutir rastreabilidade

Famasul

Foi aprovado por unanimidade na Câmara Federal, esta manhã, a realização de uma audiência pública para discutir as normas de rastreabilidade do Sistema de Identificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A informação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) Leôncio de Souza Brito Filho, que participou da audiência em Brasília. De acordo com Léo Brito o pedido para a realização da audiência foi encaminhado pelo deputado federal Waldemir Moka, à Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Moka que a várias semanas vem discutindo o assunto com produtores rurais e profissionais do setor de Mato Grosso do Sul, defendeu a necessidade de uma ampla discussão centre todos os elos da cadeia produtiva da carne com o Ministério da Agricultura. "Essas normas são resultado de um lobby poderoso dos frigoríficos e das certificadoras que insistem nessa exigência que é absurda", declarou o deputado, afirmando que sabe da importância da rastreabilidade porém não da forma que esta sendo imposta. Entre os itens mais questionados pelos produtores está o a exigência de rastreabilidade para 100% do rebanho do país. De acordo com Moka os grandes países exportadores de carne como Argentina Austrália e Uruguai, tem no máximo 12% do rebanho rastreado. Outro ponto que está gerando polêmica é o prazo dado pelo ministério para entrada no sistema. Após 30 de maio somente poderá ser abatido pelos frigoríficos o gado rastreado há mais de 90 dias, ou seja, que já esteja rastreado hoje. Na realidade apenas 10% do rebanho nacional que é de 180 milhões de cabeças já esta cadastrado no Sisbov.

Para Léo Brito a classe produtora de todo país está aguardando com muita expectativa a realização da audiência e a mudança nas regras do Sisbov, que segundo ele inviabilizam a pecuária. "Esta não é uma reivindicação de Mato Grosso do Sul, é de todo país, em especial dos Estados do centro oeste que são hoje os principais produtores e exportadores de carne bovina do país. Somos favoráveis a rastreabilidade, queremos apenas corrigir algumas normas que são inexeqüíveis", afirmou o presidente da Famasul.

CNA também discute rastreabilidade

Nesta quinta-feira, os impasses causados pela novas normas do Sisbov para a rastreabilidade de bovinos volta a ser discutida em Brasília. A Comissão Nacional da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai se reunir com representantes de todos os Estados, para levantar principais necessidades de mudanças.

A Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) foi a primeira a realizar um fórum Estadual para discutir os problemas da rastreabilidade entre autoridades do setor, técnicos e produtores rurais e já encaminhou suas reivindicações ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.


Autor:
Eudete Petelinkar

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)