Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Audiência discute implantação da rádio digital no Brasil

Agência Câmara - 11 de setembro de 2007 - 11:26

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal promove hoje audiência pública sobre a implantação da rádio digital no País. Foram convidados para o debate:
- a secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Zilda Beatriz Silva de Campos Abreu;
- o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg;
- o coordenador jurídico da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Joaquim Carlos Carvalho;
- o presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Roberto Franco;
- o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero;
- o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato.

Digitalização
Com a digitalização, haverá uma melhora na qualidade do áudio - a rádio AM terá qualidade de FM, a FM terá som de CD, e será possível transmitir até quatro canais dentro da mesma freqüência. Além disso, com a nova tecnologia, as informações, antes exclusivamente sonoras, passam a ser transmitidas em bits, o que torna possível às emissoras enviar textos e fotos (para aparelhos que tenham visor).

A discussão sobre a implantação da rádio digital interessa à indústria, aos radiodifusores comerciais, públicos e comunitários e à sociedade em geral, já que haverá necessidade de trocar os transmissores das cerca de 5 mil emissoras autorizadas, além dos cerca de 200 milhões de aparelhos de rádio existentes no Brasil. A expectativa é que a nova tecnologia esteja em operação já no próximo ano.

Padrão
O Brasil ainda precisa decidir que padrão vai adotar na implantação da rádio digital - norte-americano, europeu ou japonês. O sistema norte-americano, conhecido como In Band On Channel (Iboc), é de propriedade da empresa IBiquity, que cobra royalties, mas mantém as mesmas freqüências já em uso pelas emissoras. Esse é o sistema preferido pelos atuais donos de rádios no Brasil porque assegura as concessões que eles já têm. O País pode ainda desenvolver pesquisas no setor e criar uma alternativa nacional para a tecnologia.

A audiência, que foi solicitada pelos deputados Roberto Rocha (PSDB-MA), Maria do Carmo Lara (PT-MG) e outros, será realizada no plenário 13 a partir das 14h30.

SIGA-NOS NO Google News