Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Atropelamento é a 3ª causa de morte entre crianças

17 de agosto de 2006 - 14:11

Os atropelamentos são a terceira principal causa de morte entre crianças e adolescentes brasileiros com 5 a 14 anos de idade, segundo levantamento do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) divulgado nesta quinta-feira. Eles são responsáveis por 8,8% das mortes.

Segundo o próprio Seade, nesta faixa etária, a primeira causa de morte são quedas com traumatismos e a segunda, queimaduras e afogamentos. O risco de morrer em decorrência de um atropelamento aumenta conforme a idade. Conforme o levantamento, o risco de morrer atropelado sobe --para homens e mulheres-- a partir dos 50 anos.

Entre mulheres com menos de 50 anos, por exemplo, houve apenas 5 casos de morte por atropelamento em cada grupo de 100 mil, em 2005. Já entre mulheres com 70 anos ou mais, o número quase dobra. O levantamento conclui que o risco aumenta de acordo com a idade devido às diversas patologias que decorrem do envelhecimento.

Entre os males citados estão a catarata e a retinoplastia diabética, que prejudicam a visão; a perda de capacidade auditiva, que perturba a atenção aos alertas dados por motoristas, por exemplo; e a perda da força muscular, que diminui a agilidade e dificulta a travessia de vias movimentadas.



Folhaonline

SIGA-NOS NO Google News