Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ator de MS vence prêmio em festival de Teatro no RJ

Campo Grande News/Marta Ferreira - 19 de agosto de 2011 - 10:50

Mais conhecido do público local como a personagem Maria Quitéria, o sul-mato-grossense Arce Correa foi premiado, ontem à noite, em sua versão original, como o melhor ator do 18º Festival de Teatro do Rio de Janeiro.

A premiação foi pelo espetáculo solo “Apareceu a Margarida”, produzido pelo Teatral Grupo de Risco, de Campo Grande, do qual Arce faz parte há 10 anos. Hoje, ele está morando em São Paulo.

O festival também concedeu um prêmio especial ao dramaturgo Roberto Athayde, autor da peça. O texto é um sucesso da década 1970, já encenado por atores como Marília Pera, e com montagem em diversos países. A direção é do baiano João Lima.

A montagem, apresentada primeiro em Campo Grande, foi ideia de Arce, que é nascido em Camapuã. Bailarino, ator, diretor e figura carimbada em boates, festas particulares e outros eventos públicos, ele assistiu a peça pela primeira vez aqui e foi nela que apareceu pela primeira vez nos palcos de teatro atuando sozinho, com a professora Margarida.

A personagem é traduzida como uma professora que começa muito docemente a dar uma aula de biologia e, no decorrer do percurso, altera seu comportamento abruptamente, “indo da doçura maternal, sedução e lascívia ao ápice da crueldade e violência psicológica. Torna-se uma ditadora e opressora e, por fim, acaba por se estabelecer como o poder supremo e inquestionável diante dos alunos. Fica óbvia a referencia ao período da ditadura militar, em que a peça foi escrita.

O espetáculo estreou em Campo Grande. Depois, foi para o interior e ganhou oustros estados. Seguiu para Brasília e foi parar entre os apresentados no Festival de Teatro do Rio de Janeiro.

A apresentação foi no dia 13 de agosto e ontem ocorreu a premiação, anunciada pela criatura Maria Quitéria em sua página no Facebook, com uma homenagem ao seu criador.

O festival-O Festival de Teatro do Rio, promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida, homenageou este ano o ator Pedro Paulo Rangel, que com 43 anos de carreira e passagens em diversas novelas, séries, filmes e espetáculos, acumula prêmios importantes em sua história profissional.

O evento é o mais antigo e ininterrupto festival de teatro realizado na capital fluminense, com a tradição de premiar novos grupos e atores de todo o País. As montagens são avaliadas por um júri oficial e pelo voto popular.

SIGA-NOS NO Google News