Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ato público defende aposentadoria para donas de casa

Agência Câmara - 10 de março de 2004 - 09:05

Cerca de duas mil donas de casa, vindas de 18 estados brasileiros, realizam ato público pela aprovação da PEC 385/01, a partir das 9h30, em frente à catedral metropolitana de Brasília. De autoria da deputada Luci Choinacki (PT-SC), a proposta de Emenda à Constituição 385/01 cria a aposentadoria para as donas de casa com mais de 60 anos e com renda familiar de até dois salários mínimos (R$480).
O evento faz parte da Marcha Nacional das Donas de Casa em Defesa da Aposentadoria. A atividade está sendo organizada pelos 25 comitês estaduais formados para debater e divulgar a proposta da deputada.
Às 16 horas, a Bancada Feminina da Câmara vai entregar cerca de um milhão de assinaturas em apoio à PEC 385/01 aos presidentes da Câmara, João Paulo Cunha, e do Senado Federal, José Sarney. A solenidade de entrega será no Salão Branco do Congresso Nacional.
As donas de casa também marcaram audiências com os ministros da área social do Executivo.

Mobilização
A campanha nacional pela aposentadoria das donas de casa iniciou-se em meados do ano passado, dois anos depois de a proposta ter sido apresentada à Câmara dos Deputados. A proposição surgiu em uma reunião da deputada Luci Choinacki com as donas de casa de Santa Catarina, que reivindicaram a aposentadoria e seu reconhecimento como trabalhadoras. Hoje, 25 estados brasileiros estão mobilizados em comitês estaduais, regionais, municipais e de bairros. No ano passado, a deputada passou por 16 desses estados para reuniões com as donas de casa.

SIGA-NOS NO Google News