Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Atlético-MG e Cruzeiro fazem o primeiro clássico do ano

GE.net/Do correspondente Pedro Henrique Vieira - Belo Horizonte (MG) - 20 de fevereiro de 2010 - 07:33

Um clássico de arrepiar! Está tudo pronto para o primeiro duelo do ano entre Atlético-MG e Cruzeiro, que acontece neste sábado, às 17 horas (de Brasília), no Mineirão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Belo Horizonte já está diferente. A expectativa é de um jogo equilibrado, disputado, diferente dos dois últimos anos, quando a Raposa foi superior.

De um lado está o Atlético, que se reforçou bastante para a temporada 2010. Jogadores como Obina, Muriqui, Jairo Campos, Cáceres, Leandro e Zé Luís foram contratados, mas a grande estrela está no banco. A presença do experiente técnico Wanderley Luxemburgo trouxe novamente os holofotes para a Cidade do Galo.

A equipe ainda não se encaixou no Campeonato Mineiro. Em quatro jogos, o Atlético-MG venceu um e empatou os outros três. E para o confronto contra o Cruzeiro, o treinador deixou uma dúvida no ar. O Galo vai entrar em campo com três ou dois atacantes?

O time alvinegro jogou as últimas partidas no esquema 4-3-3, com Diego Tardelli, Obina e Muriqui no ataque. Durante os treinos da semana, Luxemburgo testou outra formação, o tradicional 4-4-2, com o meia Renan Oliveira entrando no lugar de Obina. O jovem jogador, revelado pelas categorias de base do clube, disse que, se for escalado, vai se dedicar ao máximo para não deixar a oportunidade escapar.

"O treinador testou as opções e me deu a oportunidade de entrar no time titular no decorrer do treinamento. Vou procurar trabalhar, me empenhar, para que na hora que a oportunidade aparecer, eu esteja preparado para ajudar o Atlético. O Wanderley está observando as maneiras de jogar, com o Obina, que é aquele homem de referência, e comigo, que venho mais de trás", afirmou Renan.

O seu concorrente, o atacante Obina, que sempre se destacou em clássicos por suas passagens por Vitória e Flamengo, também promete se empenhar bastante para brilhar novamente. "É um jogo especial, que tem uma repercussão muito grande. As duas equipes contam com jogadores importantes, e cada um vai procurar fazer o seu melhor para a sua equipe, e comigo não vai ser diferente. Vou tentar ajudar bastante e a hora que tiver uma oportunidade, vou procurar fazer o gol", afirmou o artilheiro, que marcou seu primeiro tento com a camisa do Atlético no último jogo, contra o Uberaba.

O Galo tem dois desfalques para o clássico. O volante Zé Luís, machucado, e o zagueiro Cáceres, suspenso, não jogam contra a Raposa. O jovem defensor Werley formará a dupla de zaga com o equatoriano Jairo Campos, e o volante Jonílson entra no meio campo. Para o meio-campista, é preciso muita atenção com o rival.

"No Cruzeiro tudo começa pelo meio-campo. Eles já estão jogando juntos há bastante tempo. Temos que ter atenção, ficarmos atentos durante os 90 minutos. Não podemos vacilar. Vamos tentar surpreender o Cruzeiro", observou Jonílson, que foi titular na primeira partida da equipe no ano.

Do outro lado da Lagoa da Pampulha aparece um Cruzeiro forte, unido, que conseguiu manter a base do ano passado. O grande trunfo da equipe celeste é o entrosamento. Muitos jogadores do atual elenco estão na Toca da Raposa desde 2008, a exemplo do técnico Adilson Batista.

E para o clássico deste sábado, o treinador faz muito mistério. Ele comandou os treinos da semana com os portões fechados. O comandante vem poupando alguns jogadores no Campeonato Mineiro para não sobrecarregar os atletas que estão atuando também pela Copa Libertadores. Na próxima quarta-feira o Cruzeiro tem um jogo difícil contra o Colo Colo pela competição sul-americana, mas Adilson já adiantou, em entrevista ao site oficial do clube, que pretende ir com força máxima para cima do rival.

"Estou acostumado com isso, acho que é possível conciliar (o Estadual e a Libertadores). Claro que o desgaste é lá na frente, nós estamos começando a temporada. Está todo mundo à disposição, menos o Wellington (Paulista). Vamos com um time forte", disse.

O atacante, que foi expulso no último jogo contra a Caldense, é o único desfalque do Cruzeiro. O volante Fabrício, que não joga desde novembro do ano passado devido a uma contusão na panturrilha esquerda, foi relacionado para o clássico. E a torcida cruzeirense poderá ver em campo outro jogador: o meia Roger, que deve estrear com a camisa do Cruzeiro.

"Estou feliz. Acho que esse tempo de treinamento foi importante. Ainda estou numa fase de adaptação e recondicionamento físico, só que chega uma hora que você precisa jogar. Os jogos te dão esse condicionamento final. É sempre bom participar de um clássico. Espero ter a oportunidade de jogar um pouquinho. Vamos torcer", afirmou o jogador ao site oficial do clube.

Nos últimos 11 jogos contra o Atlético, o Cruzeiro venceu oito, empatou dois e perdeu apenas um. Mas dessa fez o atacante Kléber, que já marcou dois gols contra o Galo, espera um jogo mais complicado com a presença de Luxemburgo no rival. "O Wanderley é um treinador que estuda muito, que sabe muito bem armar um time. Acredito que a gente vai encontrar muita dificuldade, acho que não vai ser como no ano passado, quando tivemos mais facilidade no (Campeonato) Mineiro. Este ano é diferente, vai ser um jogo mais parelho, um clássico mais disputado", argumentou.

Por estar mais entrosado, o técnico Wanderley Luxemburgo chegou a dizer durante a semana que o Cruzeiro era o favorito no clássico. O lateral direito do Cruzeiro, Jonathan, discordou do comandante do rival. "Ele vai jogar para o lado de cá e eu vou jogar para o lado de lá. Acho que ele é o favorito porque é o Luxemburgo. É só isso que eu tenho para falar", finalizou.

Tupi x Ituiutaba

No outro jogo do sábado, o Tupi, do jovem técnico Leonardo Condé, de 31 anos, recebe o Ituiutaba, em Juiz de Fora, às 17h, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. O Galo Carijó, que faz uma boa campanha no Estadual, ocupa a quarta posição, com nove pontos. No último jogo o Tupi perdeu por a 1 a 0 para o Villa Nova, em Nova Lima. Já o Ituiutaba precisa urgentemente de uma vitória para sair da lanterna. O time ainda não venceu na competição: em quatro jogos, perdeu três e empatou um.

Ficha Técnica
ATLÉTICO-MG X CRUZEIRO

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 20 de fevereiro de 2010, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Renato Cardoso Conceição (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Jair Albano Félix (MG)

Atlético-MG: Carini; Coelho, Werley, Jairo Campos e Leandro; Jonílson, Correa e Ricardinho; Diego Tardelli, Obina (Renan Oliveira) e Muriqui.
Técnico: Wanderley Luxemburgo

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Cláudio Caçapa (Gil) e Diego Renan; Elicarlos (Pedro Ken), Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kléber.
Técnico: Adilson Batista

SIGA-NOS NO Google News