Cassilândia, Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

11/06/2018 11:00

Atletas são mais suscetíveis a infecções de pele: saiba como prevenir

Gazeta Esportiva

Que atletas devem manter os músculos e os ossos saudáveis e bem cuidados não é segredo para ninguém. Mas o que poucos sabem, é que, assim como o corpo, a pele dos atletas também precisa de cuidados. Isso por que, sem os devidos cuidados, o tecido desses atletas fica vulnerável a infecções cutâneas tão prejudiciais para ele e seu time quanto fraturas e distensões.

“Atletas correm um risco maior de sofrer com infecções e outras condições de pele, pois eles podem facilmente transmitir bactérias, fungos e vírus através do contato pele-com-pele comum em treinos e competições. Além disso, equipamentos esportivos, principalmente capacetes e almofadas de proteção, criam um ambiente escuro, úmido e quente ideal para o desenvolvimento de germes causadores de infecções”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

Para evitar estes problemas, é importante que você, por exemplo, mantenha cortes e machucados limpos e cobertos com curativos até que estejam curados, pois uma pele machucada enfraquece o sistema de defesa do tecido, permitindo que germes e bactérias penetrem mais facilmente. “É importante também que você previna bolhas para reduzir as chances de infecções. Para isso, aplique esparadrapos, pomadas e géis nos locais de maior atrito. Além disso, invista em um bom calçado, que permita seus pés respirarem e não sejam apertados demais”, completa a especialista.

Segundo a médica, é interessante também que você invista em roupas que absorvam o suor, mantendo sua pele seca e prevenindo que germes cresçam, e troque as roupas suadas assim que terminar a atividade física, pois utilizar as roupas dos exercícios por muito tempo impede que a pele respire, entupindo os poros e promovendo a formação de foliculite.

“É essencial também que você tome banho após toda a prática de atividade física, de preferência com água morna, para evitar a remoção da camada de proteção da pele. Se você for utilizar o banheiro do vestiário, é recomendado que você utilize chinelos para proteger os pés, pois banheiros públicos tendem a ser cheios de germes e bactérias que podem causar infecção”, destaca.

E os cuidados não devem ser apenas com a pele, mas também com os equipamentos esportivos. Por exemplo, você não deve compartilhar itens pessoais, como toalhas, capacetes e sabonetes, para evitar a propagação de vírus e bactérias. “É fundamental também que você desinfete equipamentos e lave roupas e toalhas após cada uso. Além disso, mochilas e sacolas também devem ser lavadas, pois os germes presentes nos equipamentos usados podem permanecer na bolsa e crescer, infectando roupas e toalhas que você guardar ali depois”, afirma a dermatologista.

Porém, o cuidado mais importante é checar sua pele diariamente à procura de cortes, feridas, vermelhidão, inchaço e infecções. Caso você note alguma dessas alterações no tecido, o ideal é que você procure um dermatologista imediatamente. “Sem tratamento adequado, infecções e condições de pele podem acabar piorando e apenas um médico especializado poderá diagnosticá-las corretamente e indicar o melhor tratamento para cada caso”, finaliza a Dra. Valéria Marcondes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 18 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Segunda, 17 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:51
Cassilândia
09:00
Santo do dia
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)