Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

16/01/2018 13:45

Atletas podem ter problemas no coração?

Ativo.com

Fadiga após exercícios aeróbicos, batimentos cardíacos disparados sem motivo aparente e falta de ar podem ser sintomas de que o coração não está bem. E isso pode ocorrer mesmo com quem não é sedentário. Para o Dr. Pablius Braga, médico do esporte do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho, exercícios de alto impacto, temperaturas elevadas e falta de cuidado com a própria saúde podem potencializar problemas no coração.

Segundo o especialista, toda a atividade física precisa ser liberada e acompanhada regularmente por médicos e educadores físicos. Dados apontados pelo médico mostram que um brasileiro tem morte súbita a cada dois minutos. E as vítimas vão de atletas de final de semana a esportistas profissionais. Ou seja, qualquer um pode ter problemas no coração.

Durante exercícios de alta intensidade, como corrida, natação ou futebol, a pressão arterial aumenta, assim como os batimentos cardíacos. O objetivo é alimentar o corpo com uma circulação sanguínea compatível com o esforço. Nessas condições, uma doença cardiovascular não diagnosticada pode ser fatal.

“O exercício físico de alto rendimento eleva a necessidade de desempenho do corpo ao extremo deixando-o mais exposto”, explica o Dr. Braga. Por isso, antes de começar a praticar um esporte muito intenso, é importante saber como anda seu coração.

A conscientização é um passo importante. Principalmente quando fatores de risco como hipertensão, diabetes, tabagismo ou histórico familiar estiverem envolvidos. “Toda sensação desagradável e persistente ou mais forte e fora do comum deve ser levada a sério. O tempo é o maior inimigo nestes casos. Por isso, quanto mais rápido o atleta procurar atendimento, melhor será para descobrir a causa dos sintomas”, alertou o médico.

Com um bom acompanhamento e na medida correta, a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada são importantes para uma vida plena e saudável. “Qualquer esporte ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de permitir uma maior qualidade de vida. O importante sempre é a dose”, finaliza.

Atletas podem ter problemas no coração?
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)