Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: atletas de fim de semana correm mais riscos de sofrer lesões

Mundo Fitness

Agência do Rádio - 05 de março de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: atletas de fim de semana correm mais riscos de sofrer lesões

Não há dúvida de que praticar esportes é uma das maneiras mais prazerosas de manter a saúde em dia. Mas, aqueles que não praticam regularmente os famosos atletas de fim de semana devem tomar uma série de medidas para evitar problemas, como estiramentos musculares, câimbras e até problemas cardiovasculares. O cirurgião da área de joelho do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Jorge Wenke, alerta que a pessoa deve manter o corpo preparado durante a semana para não correr riscos. O especialista recomenda uma alimentação balanceada, musculação e exercícios aeróbicos, como a caminhada.

"A forma de fazer isso é ter uma vida mais regrada durante a semana. Ter uma alimentação saudável. Tentar ter as horas de sono necessárias para o organismo se recuperar e manter exercícios que vão proteger de que vão proteger o corpo dela. Uma musculação, por exemplo: manter uma boa musculatura isso vai diminuir o risco de ela ter uma lesão muscular, uma lesão de tendão. E também exercício aeróbico como a bicicleta ergométrica ou a esteira. Eles propiciam uma melhora no funcionamento do aparelho cardiovascular."

Caso a pessoa sinta a lesão na hora em que está praticando o esporte, o cirurgião alerta que a atividade deve ser interrompida imediatamente, para evitar que o problema seja agravado. Ele recomenda colocar gelo na região afetada e procurar um serviço médico o mais rápido o possível.

Reportagem, Alexandre Souza

SIGA-NOS NO Google News