Cassilândia, Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

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16/09/2017 11:00

Atividade física: o que comer?

Gazeta Esportiva

 

Uma dúvida muito frequente entre as pessoas que praticam atividades físicas é com relação ao que comer antes do exercício físico. Essa escolha depende, principalmente, do intervalo entre a refeição e o treino.

De maneira geral, o consumo de carboidratos com alto índice glicêmico é indicado 30 minutos antes de começar o treino. Esse tipo de alimento fornece energia de forma mais rápida para o organismo. Pão branco com geleia, frutas secas, picolé ou suco de frutas e banana em rodelas com mel são boas opções de comida para esse período. Já próximo ao treino, é preciso evitar alimentos ricos em gorduras, para que a glicose seja liberada rapidamente.

Caso o tempo entre a refeição e o treino seja de aproximadamente uma hora, o ideal é investir nos carboidratos com baixo nível glicêmico, que possuem ação mais lenta no organismo para liberar a glicose, necessária para dar energia durante a atividade. Uma boa ideia é consumi-lo juntamente com alguma fonte de proteína, sempre com baixo teor de gordura. Servem como sugestão um lanche de pão integral e queijo branco ou pão integral com patê de atum e cenoura; vitamina de frutas com leite; leites vegetais como os de amêndoa, aveia e soja; ou granola e iogurte com baixo teor de gordura.

O cuidado com a alimentação antes da prática de atividade física é fundamental, mesmo que a atividade seja leve. Por isso, evite fazer qualquer exercício se estiver em jejum num período superior a três horas.

Depois da atividade

Durante a prática da atividade física, ocorre o desgaste das fibras musculares e a redução das reservas energéticas e de água. Por essa razão, a alimentação após o treino também é fundamental para recuperar o organismo.
O ideal é caprichar na salada, que deve ser temperada com azeite, limão, ervas e pouco sal. Escolha o arroz integral, uma carne magra (frango ou peixe), feijão ou outra leguminosa, como ervilha, grão-de-bico, etc. De sobremesa, fruta ou gelatina. Esse é um modelo de refeição saudável, completa e nutritiva, que atende bem a todos, inclusive aos que querem ganhar massa muscular.

Hidratação

É preciso manter o corpo hidratado antes, durante e depois do treino. É bobagem a história de que a transpiração e a perda de água são importantes para a redução de peso. O emagrecimento adequado proporciona a perda da gordura corporal sem provocar a desidratação. Então, além do cuidado com a alimentação, não deixe de ingerir água e bons treinos!

Isabela Casline - Educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.

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