Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/09/2008 15:57

Atividade física nas horas livres diminui risco

Agência Notisa

Atividade física nas horas livres diminui risco de pacientes com doença arterial coronariana crônica estável
Pesquisadores canadenses avaliaram dados de 14.021 indivíduos com doença arterial coronariana comprovada ou suspeita e submetidos à cateterização entre 1974 e 1979.

Estudo publicado no American Journal of Cardiology concluiu que a atividade física nas horas de lazer prediz, de maneira independente, a sobrevida em longo prazo em homens e mulheres com doença arterial coronariana (CHD) crônica estável. Os resultados apresentados mostram que a mortalidade cardiovascular e por todas as causas em longo prazo aumentou progressivamente dos indivíduos mais ativos para os menos ativos, com os pacientes sedentários apresentando um aumento de 1,6 na mortalidade para ambos os desfechos

De acordo com o artigo, publicado na edição de agosto da revista científica, a atividade física em horas de lazer foi avaliada utilizando-se um questionário auto-administrável e categorizado com uma escala de 4 níveis (sedentário, leve, moderado e vigoroso) em 14.021 de 24.958 indivíduos do Coronary Artery Surgery Study Registry, com cateterismo cardíaco comprovado ou suspeita, feito entre 1974 e 1979. Além disso, o estudo levou em consideração um acompanhamento mediano em longo prazo dos pacientes de 14,7 anos e avaliou os desfechos clínicos de acordo com o nível de atividade física, ajustando-os para potenciais fatores de confusão (variáveis que alteram os resultados).

“O impacto da atividade em horas de lazer sobre os resultados em longo prazo não tem sido bem estudado em pacientes com CHD pré-existente, que estão, com freqüência, fisicamente limitados em função de sintomas, medicações e condições co-mórbidas”, explicam o autor da pesquisa Francisco Javier Apullan, do Montreal Heart Institute and Université de Montreal, em Quebec (Canadá), e colegas no texto. Segundo o estudo, foram observadas tendências similares para homens e mulheres e nos modelos ajustados, embora as taxas de risco tenham sido atenuadas após o ajuste para idade, gênero, tabagismo, hipertensão, diabetes mellitus, colesterol total, índice de massa corporal e fração de ejeção.

Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)