Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: atividade física na gestação

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 16 de março de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: atividade física na gestação

Muitas mulheres têm receio, mas é sim possível ter uma vida ativa e bem saudável durante a gestação. Basta ter atenção a alguns cuidados. Foi-se o tempo em que a mulher grávida precisava ficar quase em repouso. Hoje, a medicina já comprovou que se manter ativa é saudável, faz bem para o feto e ajuda o corpo da mãe a voltar à forma mais rapidamente depois da gestação. O exercício não precisa ser restringido. O importante é avaliar qual atividade combina com cada momento da gravidez.

Todas as atividades necessitam do acompanhamento de um profissional especializado para orientar e monitorar a frequência cardíaca, mas apresentam excelentes resultados quando executados corretamente.

Os benefícios da prática de atividades físicas durante a gestação são diversos tanto para a mãe quanto para o bebê e alcançam diferentes áreas do organismo materno.

Para o bebê, entre os inúmeros benefícios estão a redução do risco de prematuridade ou de nascer macrossômico (doença que se caracteriza, principalmente, pelo excesso de peso de recém-nascidos); maior tolerância para as tensões fisiológicas na gravidez tardia e também ao trabalho de parto; melhor tolerância ao estresse; melhor desenvolvimento neurológico; recém-nascidos mais alertas e menos irritados; e maiores chances de nascerem com uma melhor função cardiovascular e obtenção de melhor função motora e metabólica quando crianças.

Já os benefícios maternos incluem a melhora da função cardiovascular e do estado psicológico; ajuda no controle do peso corporal; aceleração na recuperação pós-parto; mais chances de volta ao peso pré-gravidez; diminuição de riscos de parto prematuro e cesariano bem como de dores e de sangramentos intensos; prevenção de lesões musculoesqueléticas; e ajuda no controle da bexiga.

Com tamanhos benefícios, a dúvida é qual atividade escolher. Ainda não há recomendações padronizadas de atividade física durante a gestação. No entanto, frente à ausência de complicações obstétricas, o American College of Obstetricians and Gynecologists, recomenda que a atividade escolhida nesse período tenha por características exercícios de intensidade regular e moderada, centrados nas condições de saúde da gestante, na experiência em praticar exercícios físicos e na demonstração de interesse e necessidade da mesma.

Mulheres que já malhavam podem continuar com seu programa de exercícios, com a autorização do obstetra, de maneira mais leve. Diminua os pesos no treino de musculação, troque a corrida pela caminhada e reduza a velocidade na natação. Frequente normalmente as aulas que já faziam parte da sua rotina e faça tudo com bastante atenção para evitar quedas.

Dessa forma, não há mais desculpa! Procure um bom profissional que possa lhe orientar nesta prática associando as suas modalidades, necessidades e restrições e aproveite sua gestação com mais saúde!

Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento.

SIGA-NOS NO Google News