Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

01/11/2017 11:00

Atividade física, esporte e os super-humanos

Gazeta Esportiva

 

Profissionais da área de Educação Física e Esporte costumam receber muitas perguntas sobre o desempenho esportivo, treinamentos suplementos, etc. Muitas pessoas, principalmente os jovens que gostam da competição, se entusiasmam ao ver disputas de habilidades, capacidades, táticas e emoções.

O esporte é realmente encantador. Contudo, ser atleta e estar envolvido na prática esportiva vai muito além do espetáculo e do gosto pelo esporte. O nível competitivo envolve dedicação extrema, desapego familiar e social, foco emocional, convivência contínua com a dor e o esforço na maioria das vezes além do saudável. É conviver com um turbilhão de emoções, sensações e experiências que somente verdadeiros super-humanos podem suportar.

Viver com a dor, com o risco, medo, com a pressão social e pessoal, na qual o resultado positivo significa a sobrevivência, definitivamente, não é para qualquer mortal. Esses fatos mostram que o esporte, enquanto profissão, é utópico. Ele é para poucos.

Nesse sentido, é preciso desfazer a grande confusão que se faz ao misturar o esporte com a atividade física, o exercício e o jogo. De maneira errada, muitos pais e até mesmo professores transferem o sonho esportivo de glória para a vida de crianças carentes ou para pessoas comuns, trazendo ao esporte uma responsabilidade social da qual ele não é capaz de lidar.

A atividade física regular, por sua vez, dentro de um jogo ou modalidade, sem intuito de competição ou de profissionalismo, com uma grande carga de ludicidade e cooperação é quem pode ter um papel social importante. É aí que entra a missão inclusiva do profissional de educação física, que deve difundir seu conhecimento não de forma a estimular competição, mas a estimular uma vida ativa.

Para isso, é preciso fazer o jovem experimentar movimentos e modalidades, de modo que entenda e tente descobrir qual gosta mais, compreender o que é necessário fazer para que se consiga melhorar uma habilidade que goste e quando quiser se desenvolver de maneira inteligente, poder praticá-la sem pensar em comparação com o melhor ou com o pior. Mas, fazê-la com prazer, em situações de cooperação, de maneira regular. Tudo em prol de uma vida definitivamente saudável!

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)