Cassilândia, Sábado, 19 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

08/09/2019 07:00

Atenção a fios elétricos e cabos é importante para segurança e economia

Governo de MT

Há seis anos, o piloto Alípio Manhães mudou-se com a família para um novo apartamento em Cuiabá. Mas antes da mudança, decidiu fazer uma reforma que incluiu a troca total da fiação elétrica e dos disjuntores. “Optamos por fios mais grossos e disjuntores próprios em eletrodomésticos que tem uso frequente. O investimento foi válido, porque hoje em dia pagamos cerca de R$ 200 a menos na conta de energia se comparado com nossos vizinhos”, conta.

A atenção aos fios elétricos e cabos é fundamental também para dar segurança aos imóveis. “A fiação fica longe da visão do consumidor e quando se der conta já pode ter fogo. É preciso entender que, quanto mais grosso com mais facilidade o fio vai conduzir energia. Se a pessoa tem eletrodomésticos que têm demanda maior, como máquina de lavar, fornos, ar condicionado, tem que usar fios de 4mm, no mínimo. E na dúvida, chamar um engenheiro eletricista. Puxadinho de fio é risco”, alerta Bento Bezerra, presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem).

O IPEM realizou nesta quinta-feira (05.09) e sexta-feira (06.09) uma operação especial, com a participação da Delegacia do Consumidor (Decon), para fiscalizar a resistência elétrica de fios e cabos até 750v.

Bezerra ressalta que a verificação averigou se os produtos estão de acordo com a Norma NM 280, da ABNT. “Faremos ensaios dentro dos estabelecimentos comerciais para verificar se o que está sendo vendido é realmente a resistência do produto”, explica.

Para esta operação, o Ipem recebeu mais dois microhmimetros, aparelho para medição de resistência elétrica. Mato Grosso é o quarto estado a realizar essa operação no Brasil e o primeiro do Centro-Oeste.

Para a empresária Helen Sílvia de Oliveira, proprietária de uma loja de materiais para construção, a fiscalização do Ipem é muito importante. “A gente só sabe realmente o que adquirimos depois que os testes são feitos, porque compramos do distribuidor lacrado e muitas vezes com o selo do Inmetro. Então, quando é feita esta verificação podemos saber qual é o melhor fabricante e ainda mantemos o bom nome da nossa loja”, ressaltou.

O investigador da Polícia Civil, Clarito Nunes de Morais Júnior, disse que em caso de irregularidade, o proprietário ou gerente do estabelecimento comercial é intimado a prestar depoimento na Delegacia do Consumidor para informar sobre a procedência dos materiais e, desta forma, chegar aos fabricantes.

A fiscalização está sendo realizada em comércios de Cuiabá e Várzea Grande, ainda neste ano uma operação deverá ser realizada em Sinop. Para 2020, o Ipem planeja operações em Rondonópolis e Barra do Garças.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 19 de Outubro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 18 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Quinta, 17 de Outubro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)