Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Atenas:Troféu Brasil classifica finalistas para seletiva

Agência Brasil - 17 de novembro de 2003 - 08:47

Foram quase 50 clubes e 280 atletas. Depois dois dias de lutas acirradas, o Troféu Brasil, disputado na arena do Minas Tênis Clube, definiu quatro judocas na final da seletiva olímpica, que apontará os representantes do Brasil nas categorias classificadas para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Apenas o meio-leve, leve, meio-pesado e pesado feminino já conhecem os confrontos da seletiva. As categorias femininas terão uma etapa extra para chegar aos finalistas. Na competição interclubes em Belo Horizonte, o São José (SP) foi campeão no feminino, com São Paulo em segundo e Minas Tênis em terceiro. No masculino, vitória para o Minas Tênis, seguido de São Caetano (SP) e Pinheiros (SP).

Viviane Araújo, no pesado, enfrentará Priscilla Marques. No meio-pesado, Claudirene Cesar encara Edinanci Silva. No meio-leve, Catia Maia desafia a titular Fabiane Hukuda e Daniele Zangrando tenta conquistar o lugar na seleção no peso leve de Tânia Ferreira.

A primeira a se classificar para a final da seletiva, em melhor de três dias de disputa (com três lutas em cada), foi a jovem Claudirene César, de 18 anos, no meio-pesado. Campeã no Troféu Brasil, ela não esconde a admiração pela adversária, ninguém menos do que Edinanci Silva, campeã pan-americana e dona de dois bronzes em campeonatos mundiais. “Para ganhar da Edinanci? Tem de fazer força. Mas muita força mesmo!”, resume, com sorriso no rosto. “A Edinanci merece ir à Atenas mais do que ninguém, né? Ela é uma grande atleta, é mais velha, é uma pessoa humilde e gente boa. Mas vou estar lá para desafiá-la”, elogia Claudirene, apontando a atleta do São Caetano como sua referência para sua evolução na modalidade, ao lado da meio-médio Vania Ishii, também titular da seleção.

No masculino, promessa de duelos equilibrados

No meio-médio, o medalhista olímpico Tiago Camilo terá um velho conhecido pela frente, Flavio Honorato, seu companheiro no São Caetano. Ainda se recuperando de uma lesão no joelho direito, Tiago adiou a decisão parao dia 30, com uma vitória com a marca da família Camilo, cheia de raça.

“Eu, Chicão e o Rafael fomos criados assim. Meu pai sempre disse que não importa vencer apenas, tem de ter atitude. É preciso dar sangue no tatame”, diz Tiago, referindo-se a Luis Camilo, campeão dos Jogos Pan-Americanos no peso leve e que veio a Belo Horizonte apenas para torcer pelo irmão, e ao caçula Rafael, tenista.

Sebástian Pereira, que acaba de trocar o Flamengo pelo Pinheiros, precisava vencer para confirmar sua vaga para enfrentar Luis Camilo na final da seletiva no leve. Mas a vitória de Leandro Guilheiro, do São Paulo, deixou a decisão parao dia 30, no Rio de Janeiro.

Estão classificadas para Atenas 2004 as categorias meio-médio e meio-pesado feminino; médio, meio-pesado e pesado masculino. As demais dependem da colocação no ranking da União Pan-Americana, que classifica os três primeiros países no feminino e os seis no masculino, levando em conta a colocação dos atletas nos Campeonatos Pan-Americanos de 2002, 2003 e 2004, os Jogos Pan-Americanos e o Torneio da Argentina, nos próximos dias 21 e 22.

As informações são da Confederação Brasileira de Judô.

SIGA-NOS NO Google News