Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/08/2009 10:38

Até novembro, meta é vacinar 441 mil cães e gatos em MS

Fernanda Mathias, Campo Grande News

A campanha de vacinação anti-rábica começa no dia 17 de agosto e até 17 de novembro a meta é imunizar 441,4 mil cães e gatos contra raiva em Mato Grosso do Sul, o que corresponde a 80% da população de animais no Estado. O dia “D” será em 26 de setembro, sábado.

A vacinação fica a cargo dos municípios, que já estão recebendo as doses repassadas pelo governo federal. A intenção é manter em zero o número de casos de raiva humana eliminar casos em gatos e cães; desenvolver ações de controle e prevenção da raiva animal com o Paraguai e a Bolívia, para aumentar a cobertura vacinal na fronteira; supervisionar as ações de vacinação e capacitar as equipes de saúde.

O último registro de caso de raiva humana em Mato Grosso do Sul foi em 1994, mas o vírus ainda circula por isso a vacinação não pode ser dispensada.

Desde 2007 foi firmado um termo de cooperação mútua entre Brasil e Bolívia – especificamente devido à fronteira de Mato Grosso do Sul com a Província de German Busch – no qual técnicos da Organização Panamericana de Saúde participam como interlocutores com os técnicos dos Ministérios da Saúde dos dois países, da SES, do Departamento de Santa Cruz e dos municípios de Corumbá e da Província de German Busch nos aspectos para vigilância, prevenção e controle da raiva na fronteira. O governo vai investir R$ 136.938,04 na campanha.

A raiva, Encefalite Viral Aguda, é transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre. O vírus penetra no organismo, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí é disseminado para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou dos animais enfermos. Qualquer mamífero pode adquirir a doença.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)