Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Até novembro, meta é vacinar 441 mil cães e gatos em MS

Fernanda Mathias, Campo Grande News - 12 de agosto de 2009 - 10:38

A campanha de vacinação anti-rábica começa no dia 17 de agosto e até 17 de novembro a meta é imunizar 441,4 mil cães e gatos contra raiva em Mato Grosso do Sul, o que corresponde a 80% da população de animais no Estado. O dia “D” será em 26 de setembro, sábado.

A vacinação fica a cargo dos municípios, que já estão recebendo as doses repassadas pelo governo federal. A intenção é manter em zero o número de casos de raiva humana eliminar casos em gatos e cães; desenvolver ações de controle e prevenção da raiva animal com o Paraguai e a Bolívia, para aumentar a cobertura vacinal na fronteira; supervisionar as ações de vacinação e capacitar as equipes de saúde.

O último registro de caso de raiva humana em Mato Grosso do Sul foi em 1994, mas o vírus ainda circula por isso a vacinação não pode ser dispensada.

Desde 2007 foi firmado um termo de cooperação mútua entre Brasil e Bolívia – especificamente devido à fronteira de Mato Grosso do Sul com a Província de German Busch – no qual técnicos da Organização Panamericana de Saúde participam como interlocutores com os técnicos dos Ministérios da Saúde dos dois países, da SES, do Departamento de Santa Cruz e dos municípios de Corumbá e da Província de German Busch nos aspectos para vigilância, prevenção e controle da raiva na fronteira. O governo vai investir R$ 136.938,04 na campanha.

A raiva, Encefalite Viral Aguda, é transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre. O vírus penetra no organismo, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí é disseminado para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou dos animais enfermos. Qualquer mamífero pode adquirir a doença.

SIGA-NOS NO Google News