Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ataque de ferrugem branca do nabo em Chapadão do Sul

10 de setembro de 2007 - 16:13

Na área experimental, da Fundação Chapadão, foram semeados acessos de nabo de diversas procedências da região, com o intuito de selecionar um material com as melhores características, como produtividade, precocidade e maior rendimento de óleo, para a produção de biodiesel. Segundo o Eng. Agrônomo Jefferson Luís Anselmo, responsável pelo ensaio, esses acessos foram obtidos de áreas de produtores que usam a sua própria semente, sendo classificados e separados por critérios como coloração de hastes e vagens e duração do ciclo, não se tratando, portanto, de cultivares comerciais.
O experimento foi irrigado, para garantir o desenvolvimento da cultura nesse período de entressafra, acometido por grande período de estiagem (Figura 1).
A Pesquisadora e responsável pelo laboratório de diagnose de doenças de plantas da Fundação Chapadão, Dra. Donita Andrade, identificou, recentemente, a ocorrência de ferrugem branca, nesses acessos de nabo, doença causada pelo fungo Albugo candida.
Segundo a pesquisadora essa doença, apesar de ser conhecida como ferrugem, não é uma ferrugem verdadeira, pois tem como agente causal um fungo pertencente a uma classe completamente diferente daquela na qual fazem parte os fungos que causam sintomas de ferrugem na soja, no milho, no algodão, na cana, entre outros. Recebe esse nome, apenas pelos sinais da doença nos hospedeiros, que são facilmente reconhecidos pela grande massa pulverulenta de esporos produzidas nos soros (semelhantes às pústulas das ferrugens verdadeiras), que se desenvolvem principalmente na face inferior das folhas. Os pecíolos, inflorescências, vagens e hastes da planta também podem ficar tomadas pela doença, apresentando deformações (Fotos 2 e 3). A esporulação do fungo é tão abundante que, ao se balançar a planta atacada, percebe-se uma nuvem de pó branco, saindo da mesma. Foi feita uma avaliação da reação dos materiais testados quanto à intensidade da doença, e não foram encontradas, entre estes, fontes de resistência, apenas tolerância diferenciada entre materiais. Após a colheita é que vai ser possível inferir se há ou não algum material tolerante à ferrugem branca, lembrando que um hospedeiro é considerado tolerante à determinada doença, quando não sofre reduções significativas de produtividade na presença da mesma.



Ms Noticias

SIGA-NOS NO Google News