Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/01/2004 12:48

Ata do Copom prevê aumento de 7,8% nas tarifas públicas

Stênio Ribeiro/ABr

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central refez suas projeções de aumentos dos preços monitorados para este ano e concluiu que as tarifas públicas devem ser reajustadas em 7,8%, contra projeção anterior de 7%. Isto porque o reajuste anual inicialmente estimado para o gás de cozinha, de 3,5%, foi elevado para 10%, em razão do aumento do preço internacional do petróleo e das defasagens entre o preço cobrado na refinaria e o preço externo convertido em reais.

A explicação consta da ata da última reunião do Copom, na semana passada, e que mantém as projeções de 9,5% para o reajuste da gasolina, de 6,8% para as tarifas de energia residencial e de 6,6% nos aumentos da telefonia fixa. Os preços administrados têm peso de quase 30% na composição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro oficial. Seu peso na inflação de dezembro foi de 28,9%.

Apesar da mudança de estimativa para as tarifas públicas, o Copom concluiu que as projeções de inflação para o ano estão abaixo da meta de 5,5%, considerando-se o cenário de manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 16,5% e a taxa de câmbio próxima ao patamar de R$ 2,84 (preço do último dia 21). Quanto à política fiscal, o Copom considerou também o cumprimento da meta de superávit primário de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com a ata do Copom, a aceleração de preços verificada nos últimos meses não decorre exclusivamente de fatores sazonais, porque atinge grande parte dos itens que compõem os índices, e que aumentaram de 57%, em novembro, para 64% em dezembro. Esta aceleração, diz o documento, "ratifica a percepção de maior disseminação das altas de preços".

Mas o Copom também aposta num cenário de recuperação da atividade econômica, por conta do aumento da produção industrial – 0,8% em novembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) –, como reflexo da maior absorção de bens de capital, entre julho e novembro, com elevação de 27%. No período, a produção de insumos para a construção civil também cresceu 5% em relação aos cinco meses anteriores.

No mercado externo, as perspectivas também são favoráveis, de acordo com a ata do Copom, porque "a alta liquidez nos mercados financeiros cria boas condições para o financiamento de economias emergentes", além de a recuperação da demanda nos grandes mercados consumidores, como Estados Unidos e Japão, contribuir para as exportações brasileiras.

Para 2004, segundo a ata da reunião, as perspectivas são de "aceleração do crescimento econômico mundial, sem pressões inflacionárias", e o fluxo de investimentos privados para os países emergentes tende a aumentar; a não ser que haja aumento dos juros nos EUA ou reversão na expectativa de crescimento das economias desenvolvidas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)