Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ata da reunião do Copom admite ajuste na taxa de juros

Stênio Ribeiro/ABr - 26 de agosto de 2004 - 10:31

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada hoje pelo Banco Central, admite a possibilidade de ajuste na taxa básica de juros, mantida em 16% ao ano desde abril, por causa da resistência da inflação.

O Copom, segundo a ata, entende que dois fatores fizeram com que o risco de inflação sofresse alguma elevação no último mês: a alta do petróleo, na medida em que possa se tornar mais intensa e persistente do que se previa; e o movimento "ainda incipiente" de deterioração das expectativas de inflação para 2005. Portanto, o Copom "precisa permanecer atento a novos desenvolvimentos nessas duas frentes", diz a ata.

Mas, "mesmo que o cenário inflacionário venha a requerer um ajuste na taxa básica de juros, é importante reiterar que isso não acarretará prejuízos ao processo de crescimento sustentado da economia brasileira", de acordo com o Copom. A ata acrescenta que, ao contrário, "a política monetária dá contribuição fundamental quando combate os efeitos dos choques de oferta e mantém a compatibilidade entre o ritmo de crescimento da demanda e da capacidade produtiva".

Além disso, adianta que "manter a inflação em trajetória compatível com as metas é essencial para preservar os ganhos da renda real do trabalho, que viabilizam expansão persistente e cada vez mais equilibrada dos diversos segmentos da demanda doméstica, e permitem que os benefícios do crescimento repercutam na qualidade de vida da população".

SIGA-NOS NO Google News