Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Astronautas chegarão à Estação Espacial no sábado

Alessandra Bastos/ABr - 30 de março de 2006 - 10:33

A nave russa Soyuz TMA-8 - que decolou ontem (29) à noite da Base de Baikonur, no Cazaquistão, levando o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, o norte-americano Jeffrey William e o russo Ravil - deverá chegar à Estação Espacial Internacional à 1h13 (horário de Brasília) da madrugada de sábado (1).

Eles ficarão imóveis por dois dias, quatro horas e 13 minutos. Três horas antes da decolagem, ocorrida às 23h27, os astronautas já estavam instalados na nave. Para resistir tanto tempo na mesma posição, eles fizeram, antes de partir, lavagem no intestino e na bexiga.

O tamanho da cabine onde se encontram os astronautas não permite que eles se levantem. No espaço cabem apenas as três cadeiras. O Brasil vai ao espaço 45 anos depois que o russo Iuri Gagarin fez a primeira viagem. A plataforma russa, de onde decolou o foguete Soyuz, foi batizada de Iuri Gagarin.

Marcos Pontes foi aplaudido pelas pessoas que assistiam à decolagem, no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia, quando apareceu pela primeira vez acenando para a câmera de dentro da nave. O ministro Sergio Rezende acompanhou, ao vivo, a transmissão. "O coração disparou na hora em que vimos o foguete porque a responsabilidade é muito grande. Estávamos ansiosos e estamos num momento de muita satisfação vendo que a missão está sendo cumprida com êxito e sucesso", afirmou.

Os brasileiros só poderão ouvir Marcos Pontes na quarta-feira (5), quando ele vai conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro Sergio Rezende. Do espaço, o astronauta brasileiro vai fazer três contatos com a terra. O segundo será com os jornalistas e o terceiro vai ser mantido, já perto da volta, com os técnicos da missão.

Enquanto o nome da plataforma homenageia o russo Gagarin, o nome da missão é uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont. Ela foi batizada de "Centenário", numa alusão aos 100 anos do primeiro vôo do 14 BIS, construído por Santos Dumont.

Um dia antes da decolagem, os técnicos encheram os tanques do foguete Soyuz com 200 toneladas de oxigênio líquido e querosene, os combustíveis usados pela nave. O foguete mede 39 metros, o equivalente a um prédio de 15 andares. Soyuz divide o combustível em três andares. Cada andar é descartado quando o combustível acaba para que o peso do foguete vá diminuindo.

Enquanto os técnicos trabalhavam, Marcos Pontes gravou uma mensagem para a Força Aérea Brasileira. "Sinto uma certa tranqüilidade, ao contrário do que poderia imaginar", disse.

SIGA-NOS NO Google News