Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/02/2006 12:31

Astronauta revela o que vai levar para o espaço

Juliana Andrade/ABr

Fotos da família, uma bandeira do Brasil e símbolos religiosos. Esses são alguns dos itens pessoais que o primeiro brasileiro escolhido para viajar ao espaço, o tenente-coronel Marcos César Pontes, deverá levar à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Em entrevista coletiva concedida hoje (8) na Cidade das Estrelas, próximo a Moscou, o astronauta disse que está tratando dos detalhes finais da viagem, marcada para 30 de março. "Até o dia 15 vai estar definida minha lista [de itens pessoais]".

Marcos Pontes, o norte-americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov – os outros dois astronautas integrantes da tripulação – vão viajar a bordo da nave russa Soyus 12 TMA-8. De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a previsão é de que o brasileiro permaneça na estação espacial entre oito e dez dias. O russo e o norte-americano deverão ficar no espaço durante seis meses.

Questionado por jornalistas sobre a primeira coisa que gostaria de fazer ao voltar ao Brasil, Pontes afirmou que "se o Brasil fosse uma pessoa, a primeira coisa seria dar um abraço bem forte". E completou: "O que realmente gostaria de deixar para cada pessoa no Brasil é que embora esteja como o único brasileiro a bordo, eu conto logicamente com o apoio, com aquele suporte, conto com o Brasil. Eu não quero estar sozinho, por isso levo a bandeira".

Na entrevista, o astronauta brasileiro também falou sobre superstição. Ele se referiu ao fato de a expedição receber o número 13. "Não tenho problema com relação ao número 13, nunca parei prá pensar nisso". Ele disse ainda que se adaptou bem às baixas temperaturas que os termômetros russos têm registrado nos últimos meses.

Uma das perguntas feitas a Marcos Pontes foi se ele se incomoda em ter de trabalhar no carnaval. Bem-humorado, respondeu que nos anos anteriores não costumava pular carnaval, pois aproveitava os dias de folga para descansar. Mas este ano, disse Pontes, o tempo será destinado aos preparativos finais da viagem ao espaço. "Acredito que nesse período, não só eu, mas toda a Agência Espacial Brasileira e os meus companheiros da força aérea vão estar, embora seja período de carnaval, acompanhando esse período intensivo agora de treinamento".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)