Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Astronauta já deu início a seis dos oito experimentos

Flávio Dieguez/ABr - 04 de abril de 2006 - 11:11

Depois de três dias na Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta Marcos Cesar Pontes já deu início a seis dos oito experimentos que vai realizar até a volta para a Terra, no próximo dia 9. "O cronograma está sendo seguido com muita precisão", disse Marta de Carvalho Humann, subcoordenadora dos experimentos da Missão Centenário.

Uma das experiências, destinada a verificar como as plantas produzem clorofila no espaço, já utilizando pés-de-feijão. O estudo, porposto por alunos de escolas de primeiro grau de São José José dos Campos (SP), também quer investigar como brotam os pés-de-feijão em ambientes onde não há gravidade, como na ISS. Nesse caso, o teste ainda está em andamento e só termina no final da missão de Pontes.

Uma experiência que está parcialmente concluída é a das nuvens de proteína, na qual se cria um spray de diversas substâncias luminescentes, como as que existem nos vaga-lumes, para verificar se, no espaço, elas se misturam melhor do que na Terra. A qualidade da mistura é verificada por meio de fotos.

Duas das cinco etapas desse experimento – criado pelo pesquisador Aristides Pavani, do Centro de Pesquisas Renato Archer, na região de Campinas (SP), já foram concluídas.

Também está em andamento o teste dos minitubos de calor, cujo objetivo é tentar construir uma espécie de mini-condicionador de ar para satélites (saiba mais). Hoje Pontes iniciou outra experiência que também estuda a possibilidade de construir mini-refrigeradores para satélites.

Chamado de evaporadores capilares, o experimento foi criado pelo pesquisador Edson Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina. O aparelho imaginado por Bazzo procura imitar o fluxo da seiva dentro das árvores, só que usa água correndo dentro de minúsculos cilindros de alumínio. Deve demorar três dias para ser concluído.

Finalmente, Pontes está realizando o experimento da Embrapa sobre o crescimento de uma semente agreste do cerrado.

Para o final da estadia de Pontes na ISS estão programados dois experimentos. Um deles procura analisar como as bactérias reagem ao intenso bombardeio de radiação existente no espaço. O autor dessa experiência é o pesquisador Heitor Evangelista da Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Também será feito, nos últimos dois dias, o teste proposto pelo pesquisador Alessandro La Neve, do Centro Universitário da FEI, em São Paulo. Ele quer saber se a falta de peso (gravidade) interfere na reação de algumas enzimas, substâncias encontradas em seres vivos.

Segundo a assessora de imprensa da Missão Centenário, Vera Canfram, Pontes elogiou hoje os autores dos experimentos, dizendo que "foram muito bem projetados e os procedimentos muito bem escritos".

SIGA-NOS NO Google News