Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

04/04/2006 11:11

Astronauta já deu início a seis dos oito experimentos

Flávio Dieguez/ABr

Depois de três dias na Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta Marcos Cesar Pontes já deu início a seis dos oito experimentos que vai realizar até a volta para a Terra, no próximo dia 9. "O cronograma está sendo seguido com muita precisão", disse Marta de Carvalho Humann, subcoordenadora dos experimentos da Missão Centenário.

Uma das experiências, destinada a verificar como as plantas produzem clorofila no espaço, já utilizando pés-de-feijão. O estudo, porposto por alunos de escolas de primeiro grau de São José José dos Campos (SP), também quer investigar como brotam os pés-de-feijão em ambientes onde não há gravidade, como na ISS. Nesse caso, o teste ainda está em andamento e só termina no final da missão de Pontes.

Uma experiência que está parcialmente concluída é a das nuvens de proteína, na qual se cria um spray de diversas substâncias luminescentes, como as que existem nos vaga-lumes, para verificar se, no espaço, elas se misturam melhor do que na Terra. A qualidade da mistura é verificada por meio de fotos.

Duas das cinco etapas desse experimento – criado pelo pesquisador Aristides Pavani, do Centro de Pesquisas Renato Archer, na região de Campinas (SP), já foram concluídas.

Também está em andamento o teste dos minitubos de calor, cujo objetivo é tentar construir uma espécie de mini-condicionador de ar para satélites (saiba mais). Hoje Pontes iniciou outra experiência que também estuda a possibilidade de construir mini-refrigeradores para satélites.

Chamado de evaporadores capilares, o experimento foi criado pelo pesquisador Edson Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina. O aparelho imaginado por Bazzo procura imitar o fluxo da seiva dentro das árvores, só que usa água correndo dentro de minúsculos cilindros de alumínio. Deve demorar três dias para ser concluído.

Finalmente, Pontes está realizando o experimento da Embrapa sobre o crescimento de uma semente agreste do cerrado.

Para o final da estadia de Pontes na ISS estão programados dois experimentos. Um deles procura analisar como as bactérias reagem ao intenso bombardeio de radiação existente no espaço. O autor dessa experiência é o pesquisador Heitor Evangelista da Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Também será feito, nos últimos dois dias, o teste proposto pelo pesquisador Alessandro La Neve, do Centro Universitário da FEI, em São Paulo. Ele quer saber se a falta de peso (gravidade) interfere na reação de algumas enzimas, substâncias encontradas em seres vivos.

Segundo a assessora de imprensa da Missão Centenário, Vera Canfram, Pontes elogiou hoje os autores dos experimentos, dizendo que "foram muito bem projetados e os procedimentos muito bem escritos".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)