Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/04/2006 10:50

Astronauta diz que experimento de aluno deu certo

Flávio Dieguez/ABr

O astronauta Marcos César Pontes divulgou hoje uma boa notícia para as crianças de escolas de primeiro grau de São José dos Campos: desde ontem (4), as sementes de feijão que elas enviaram ao espaço finalmente brotaram. A informação é da equipe de coordenação da Missão Centenário, que organizou as experências.

Segundo a coordenação, agora falta começar apenas uma das oito experiências. Hoje, Pontes liga o equipamento que vai verificar o que acontece com as reações químicas entre enzimas (substâncias que são importantes para o funcionamento dos organismos e também têm alto valor comercial).

De acordo com a assessora de imprensa da Missão Centenário, Vera Canfran, essa experiência, chamada de Cinética das Enzimas, estava programada para começar às 15 horas de hoje (horário de Moscou). A tarefa de Pontes, segundo o coordenador das experiências, Flávio Azevedo Correa Jr, será ligar o equipamento na corrente elétrica e preparar um conjunto de cinco seringas (ou êmbolos) contendo as enzimas. Depois, o conteúdo dessas seringas será misturado às substâncias, que serão aquecidas a 30° Celsius, para dar partida às reações.

O autor da experiência, Alessandro La Neve, da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) em São Paulo, disse que a proposta é testar as reações em 15 situações diferentes. O objetivo dele é verificar exatamente quais substâncias são produzidas em cada reação e em que quantidade. As quantidades são importantes porque as enzimas estudadas - a invertase e a lipase - são empregadas, por exemplo, na fabricação de sacarose, em um processo industrial que precisa ser bem quantificado.

"Depois, vamos repetir tudo aqui na terra, para comparar com as reações no espaço e ver se aprendemos um pouco mais sobre elas", disse La Neve. Do ponto de vista dos produtos finais, as enzimas são úteis na fabricação de alimentos, detergentes e refrigerantes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)