Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/04/2006 10:31

Astronauta começa a última experiência no espaço

Flávio Dieguez/ABr

A oitava e última experiência do programa científico do astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes, começa hoje em horário não definido pela assessoria de imprensa da Missão Centenário. Trata-se do estudo sobre o efeito da radiação espacial nos genes de algumas bactérias e a resposta desses micróbios aos possíveis defeitos provocados pela radiação.

"Estamos tentando ampliar nosso conhecimento sobre o que acontece com a saúde humana no espaço", diz o autor da experiência, Heitor Evangelista da Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ele quer estudar o efeito da radiação até dentro da célula, porque hoje os estudos ainda estão limitados às partes maiores do organismo humano, como ossos, corrente sanguínea, coração etc.

Silva quer saber como o espaço afeta os genes e, para isso, começou com um estudo sobre o efeito da radiação sobre os genes de bactérias. "Isso pode nos dar uma pista sobre o que acontece com os genes humanos, ou seja, os genes dos astronautas".

A volta de Pontes está prevista para amanhã (8). A equipe de resgate saiu ontem (6) de Moscou para a cidade de Kustonay, no Cazaquistão, bem próxima da fronteira com a Rússia. Junto com o brasileiro voltam à Terra os dois astronautas que fizeram parte da Missão 12 da ISS e estão no espaço há seis meses: o russo Valery Tokarev e o americano Willian McArtur.

O pouso está perevisto para a cidade cazaquistanesa de Arcalic, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Baikonur, bem próximo da fronteira com a Rússia. Duas horas depois, os astronautas embarcam nos helicópteros militares, que os levarão a um local não especificado, no Cazaquistão. Finalmente, embarcam em um avião militar russo para Moscou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)