Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Astronauta começa a última experiência no espaço

Flávio Dieguez/ABr - 07 de abril de 2006 - 10:31

A oitava e última experiência do programa científico do astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes, começa hoje em horário não definido pela assessoria de imprensa da Missão Centenário. Trata-se do estudo sobre o efeito da radiação espacial nos genes de algumas bactérias e a resposta desses micróbios aos possíveis defeitos provocados pela radiação.

"Estamos tentando ampliar nosso conhecimento sobre o que acontece com a saúde humana no espaço", diz o autor da experiência, Heitor Evangelista da Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ele quer estudar o efeito da radiação até dentro da célula, porque hoje os estudos ainda estão limitados às partes maiores do organismo humano, como ossos, corrente sanguínea, coração etc.

Silva quer saber como o espaço afeta os genes e, para isso, começou com um estudo sobre o efeito da radiação sobre os genes de bactérias. "Isso pode nos dar uma pista sobre o que acontece com os genes humanos, ou seja, os genes dos astronautas".

A volta de Pontes está prevista para amanhã (8). A equipe de resgate saiu ontem (6) de Moscou para a cidade de Kustonay, no Cazaquistão, bem próxima da fronteira com a Rússia. Junto com o brasileiro voltam à Terra os dois astronautas que fizeram parte da Missão 12 da ISS e estão no espaço há seis meses: o russo Valery Tokarev e o americano Willian McArtur.

O pouso está perevisto para a cidade cazaquistanesa de Arcalic, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Baikonur, bem próximo da fronteira com a Rússia. Duas horas depois, os astronautas embarcam nos helicópteros militares, que os levarão a um local não especificado, no Cazaquistão. Finalmente, embarcam em um avião militar russo para Moscou.

SIGA-NOS NO Google News