Cassilândia, Sábado, 19 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

29/03/2006 15:41

Astronauta brasileiro segue agenda rigorosa até a hora H

Flávio Dieguez/ABr

Baikonur (Cazaquistão) – Durante toda a tarde de hoje (29), até o momento de seu vôo, às 8h29 de amanhã, segundo o horário de Baikonur, no Casaquistão, o astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, terá suas atividades cuidadosamente cronometradas.

O único horário fora da agenda foi o encontro de Marcos Pontes com sua mulher, Fátima, e seus filhos Fábio, de 9 anos, e Ana Carolina, de 3 anos. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia, o encontro durou apenas 15 minutos e ocorreu às 5 horas da tarde.

O período de quatro horas da tarde até as dez horas e trinta minutos da noite foi reservado para os astronautas dormirem. A antecipação do sono abre espaço para os preparativos de embarque: após acordar, os astronautas vão tomar banho e comer.

Não há restrição no cardápio, de acordo com o médico do brasileiro, Luís Cláudio Lutiis Silveira Martins. "Eles provavelmente vão preferir alimentos leves, mas as restrições que existiam antigamente eram decorrentes da falta espaço. Não era motivo médico".

À 1 hora da manhã (correspondente a 16 horas no horário de Brasília), os astronautas saem do Hotel e partem da cidade de Baikonhur para a base do mesmo nome, separadas uma da outra por apenas vinte minutos de carro, aproximadamente (cerca de 30 quilômetros).

Já na base de lançamento, às 4 horas da manhã no local (19 horas em Brasília) os astronautas vão colocar o traje espacial – procedimento com uma hora de duração - para depois se apresentarem às delegações brasileira, russa e americana e prosseguirem para a nave Soyus. A partir das 5h30 da madrugada, já embarcados, permanecerão isolados na cabine até o disparo para o céu. Está marcado para 8h29 de amanhã, horário local, e 23h29 de hoje (29), no horário oficial de Brasília.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 19 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)