Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/03/2006 15:41

Astronauta brasileiro segue agenda rigorosa até a hora H

Flávio Dieguez/ABr

Baikonur (Cazaquistão) – Durante toda a tarde de hoje (29), até o momento de seu vôo, às 8h29 de amanhã, segundo o horário de Baikonur, no Casaquistão, o astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, terá suas atividades cuidadosamente cronometradas.

O único horário fora da agenda foi o encontro de Marcos Pontes com sua mulher, Fátima, e seus filhos Fábio, de 9 anos, e Ana Carolina, de 3 anos. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia, o encontro durou apenas 15 minutos e ocorreu às 5 horas da tarde.

O período de quatro horas da tarde até as dez horas e trinta minutos da noite foi reservado para os astronautas dormirem. A antecipação do sono abre espaço para os preparativos de embarque: após acordar, os astronautas vão tomar banho e comer.

Não há restrição no cardápio, de acordo com o médico do brasileiro, Luís Cláudio Lutiis Silveira Martins. "Eles provavelmente vão preferir alimentos leves, mas as restrições que existiam antigamente eram decorrentes da falta espaço. Não era motivo médico".

À 1 hora da manhã (correspondente a 16 horas no horário de Brasília), os astronautas saem do Hotel e partem da cidade de Baikonhur para a base do mesmo nome, separadas uma da outra por apenas vinte minutos de carro, aproximadamente (cerca de 30 quilômetros).

Já na base de lançamento, às 4 horas da manhã no local (19 horas em Brasília) os astronautas vão colocar o traje espacial – procedimento com uma hora de duração - para depois se apresentarem às delegações brasileira, russa e americana e prosseguirem para a nave Soyus. A partir das 5h30 da madrugada, já embarcados, permanecerão isolados na cabine até o disparo para o céu. Está marcado para 8h29 de amanhã, horário local, e 23h29 de hoje (29), no horário oficial de Brasília.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)