Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Astronauta brasileiro prepara-se há sete anos

Juliana Andrade/ABr - 11 de fevereiro de 2006 - 09:25

O astronauta e tenente-coronel Marcos César Pontes, o primeiro brasileiro a embarcar em uma missão espacial, disse que há sete anos vem se preparando para realizar o vôo ao espaço. "Finalmente agora, com a participação da Agência Espacial Brasileira e com o apoio da força aérea, acho que as coisas convergiram bem para este ano e a expectativa é grande", contou na última quarta-feira (8), em entrevista à Radiobrás.

Pontes, o norte-americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov são os três astronautas que integram a tripulação da nave russa Soyus 12 TMA-8. A viagem à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) está prevista para o dia 30 de março. De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a previsão é que ele permaneça na estação espacial entre oito a dez dias. O russo e o norte-americano deverão ficar no espaço durante seis meses.

O brasileiro disse que está sendo submetido a uma rotina rigorosa de treinamentos na Cidade das Estrelas, em Moscou. Segundo ele, as atividades começam por volta de 8 horas e terminam às 18 horas, com uma hora de intervalo para o almoço. "A rotina é bem intensa e tende a ficar mais intensa agora" disse.

A última vez que Pontes veio ao Brasil visitar a família foi em agosto do ano passado. "Dá bastante saudade. Mas as mensagens que recebo trazem o Brasil para junto de mim. Eu tenho certeza de que não estou sozinho nesse meu caminho, porque, carregando essa bandeira, não dá para ficar sozinho", afirmou.

SIGA-NOS NO Google News