Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Astronauta brasileiro pode ir para o espaço em 2006

Agência Brasil - 02 de dezembro de 2004 - 07:02

O Brasil pode ter seu primeiro astronauta no espaço em 2006. A expectativa é de que o tenente-coronel Marcos Pontes, em treinamento nos Estados Unidos desde 1998, seja escalado no ano que vem para uma viagem à estação espacial internacional (ISS, na sigla em inglês).

Segundo confirmou o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenci, é possível que Pontes faça parte de um vôo tripulado num ônibus espacial russo, embora seu treinamento seja feito na Agência Espacial Americana (Nasa).

"Isso pode ser feito pelo simples fato de que os russos são donos da metade da estação espacial. A gente tem os dois modos de acesso e, do meu ponto de vista, qualquer um deles seria muito bom", afirmou Pontes, ao participar do seminário de revisão do programa Nacional de Atividades Espaciais, que termina hoje em Brasília.

Pontes disse que a possibilidade real de um vôo para 2006 existe e, se confirmada, seria ainda mais representativo, por coincidir com o lançamento espacial do protótipo do foguete brasileiro VLS-1 e por ser o ano do centenário de nascimento de Santos Dumont.



SIGA-NOS NO Google News