Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Assomasul:18º presidente será eleito dia 10 de janeiro

Dourados News - 27 de dezembro de 2004 - 13:05

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) elegerá, no dia 10 de janeiro, seu 18º presidente desde sua fundação, em 14 de setembro de 1981.

O ex-prefeito de Naviraí, Ronald Almeida Cançado, foi o primeiro presidente da instituição que congrega os municípios sul-mato-grossenses, com destaque para o 15º dirigente eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), que comandou a Assomasul entre março de 2001 e janeiro de 2003 e conseguiu um fato histórico: filiou 100% dos associados.

Por causa disso, a Assomasul é reconhecida pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) como a única entidade representativa dos municípios do País que congrega 100% das prefeituras.

De acordo com a galeria dos ex-presidentes, já administraram a associação os prefeitos Ronald Almeida Cançado (Naviraí), Nestor Silvestre Tagliari (Amambai), Rivalmir Fonseca de Souza (Itaporã), Jair do Couto (Maracaju), Cláudio Valério da Silva (Anastácio), Eliê Vidal (Rio Brilhante), Rivalmir Fonseca (pela segunda vez), Daladier Agi (Paranaíba), Roberto Paulo Almeida (Miranda), Valdir Couto de Souza (Nioaque), Humberto Teixeira (Dourados), Nildo Alves de Albres (Anastácio), Enelvo Iradi Felini (Sidrolândia), Marieta Pereira de Souza (Angélica), Reinaldo Azambuja Silva (Maracaju), Dirceu Luiz Lanzarini (Amambai) e, atualmente, Waldeli dos Santos Rosa (Costa Rica).

Os 78 prefeitos do Estado articulam a composição dos 20 cargos estratégicos que compõem a diretoria da Assomasul.

Pelo menos por enquanto, desejam disputar a presidência os prefeitos de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (PMDB), atual presidente, de Jateí, Eraldo Jorge Leite (PL), de Eldorado, Mara Caseiro, de Dois Irmãos do Buriti, Osvane Ramos (PT), e de Aquidauana, Felipe Orro (PTB). Mas pode ser efetivado acordo visando chapa de consenso, com a participação de todas as forças políticas do Estado.

Para o presidente Waldeli, esse seria o caminho viável para a manutenção da unidade e fortalecer a proposta municipalista defendida pela Assomasul, sobretudo estabelecer a boa relação institucional com os poderes constituídos, como Assembléia Legislativa e o governo estadual.

São os seguintes os cargos que compõem a diretoria a entidade municipalista: Presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, secretário-geral, 1º secretário, 2º secretário, tesoureiro-geral, 1º tesoureiro, Diretoria de Relações Públicas, Diretoria de Assessoria Municipalista, Diretoria de Patrimônio, Diretoria de Saúde, Diretoria de Cultura e Diretoria Esportiva e Conselho Fiscal, composto por sete prefeitos entre titulares e suplentes.

SIGA-NOS NO Google News