Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Assomasul elege diretoria e lista pedidos a Puccinelli

Aline dos Santos e Graciliano Rocha / Campo Grande News - 12 de janeiro de 2007 - 13:03


A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) elege nesta sexta-feira a nova diretoria. A chapa é única e o prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite (PR, antigo PL), concorre à reeleição como presidente da entidade. De acordo com ele, os principais pedidos dos municípios ao governo do Estado são a retomada de obras nas cidades atingidas pela chuva, o repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ainda devido pelo governo passado, verbas do transporte escolar e a retomada dos programas sociais.

O governador André Puccinelli, que deve comparecer à Assomasul às 16h, suspendeu por 120 dias as obras da Agesul (Agência de Gestão de Empreendimentos). Eraldo não informou o valor do ICMS que ainda não foi pago. Segundo ele, “a expectativa é que o governo honre essa pendência”. O ICMS é a principal fonte de arrecadação dos municípios. Sobre o transporte escolar, o presidente da Assomasul, relatou que algumas cidades receberam, durante todo o ano, o valor integral. Contudo, outras ficaram sem receber 90%.

“Infelizmente, houve discriminação”, declarou, questionado se houve critério político para o repasse de verbas. A retomada dos programas sociais – Segurança Alimentar e Bolsa-Escola – é outra solicitação que será levada a Puccinelli. “Se o governo demorar em ativar esses programas essa gente toda vai para as prefeituras”, pondera.

Até às 11h, 26 prefeitos, o que corresponde a um terço dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, já haviam votado. A votação acontece até às 17h no plenário da associação. Os prefeitos das maiores cidades – Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Por㠖 ainda não tinham votado. Na chapa, a vice-presidência ficará com prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (PMDB).

SIGA-NOS NO Google News