Cassilândia, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

29/03/2011 19:45

Associação médica prepara manual com orientações sobre cirurgias plásticas

Paula Laboissière, Agência Brasil

Brasília – A Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (ABCP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), prepara um manual com orientações para médicos e pacientes sobre a realização de cirurgias plásticas. O lançamento da obra deve ocorrer até setembro deste ano.

De acordo com o presidente da ABPC, Sebastião Guerra, o manual vai abordar temas como a presença de um anestesista durante o procedimento. Em cirurgias de pequeno porte, como a de correção de pálpebra, a presença do especialista não será obrigatória – desde que o paciente esteja saudável.

Já procedimentos de médio e grande porte, como uma cirurgia na mama, mesmo que seja necessária apenas anestesia local, terão a recomendação da presença do anestesista.

Outro aspecto a ser abordado pelo manual tratará da quantidade de gordura retirada em cirurgias plásticas como as lipoaspirações. Atualmente, o limite recomendado pelo CFM é de 5% do peso corporal. O valor está sendo revisto e, segundo Guerra, poderá sofrer alterações.

A realização de exames pré-operatórios também é uma das recomendações que devem aparecer no manual. O presidente da ABPC explicou que, no caso de realização de plástica abdominal, é preciso verificar, por exemplo, se a pessoa tem cálculo na vesícula, lesão uterina, tumor no útero ou cisto no ovário. “A avaliação clínica é sempre soberana. O médico tem que sentar, avaliar e fazer uma pesquisa naquela pessoa”, disse.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de cirurgiões plásticos em todo o mundo – perde apenas para os Estados Unidos. “Como estão sendo lançados, a cada dia, muitos cirurgiões plásticos jovens no mercado, o manual serve para resguardar a segurança do paciente”, destacou Guerra.

Para ele, os profissionais brasileiros são bem informados. Depois de concluírem o curso de medicina, estudam mais cinco anos para obter a especialização em cirurgia plástica.

Os estudos para a confecção do manual estão sendo feitos desde fevereiro do ano passado. Todos os cirurgiões plásticos membros da ABPC deverão receber uma cópia do material.

Edição: Lana Cristina

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
07:30
Loterias
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017
06:26
Loterias
06:23
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)