Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Março de 2017

Últimas Notícias

31/05/2004 15:52

Associação de criadores promove 1ª Cavalgada Pantaneira

Bruno Ribeiro

A Associação de Criadores do Cavalo Pantaneiro de Mato Grosso do Sul (ACCP/MS) e o GTE-7 – Grupo de Troca de Experiências estão organizando a 1a Cavalgada Pantaneira de 08 a 11 de julho de 2004 no Pantanal da Nhecolândia. O objetivo do evento, que tem o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, é valorizar o homem pantaneiro e sua cultura de convivência harmônica com a natureza, na qual o cavalo pantaneiro ocupa um papel de destaque.

“Desde que foi criada em 1988, a associação tem participado de feiras e exposições em todo o Brasil para divulgar a raça do cavalo pantaneiro. As cavalgadas têm ganhado cada vez mais espaço nas associações de criadores de cavalos como forma de divulgação das raças e de integração entre seus associados e outros criadores interessados em conhecê-las. Nosso objetivo é colocar a Cavalgada Pantaneira no calendário dos melhores eventos com eqüinos do Brasil realizando o evento todos os anos.” explica Fernando Bachi, presidente da ACCP/MS.

Criadores, amantes da cavalgada e das belezas naturais do Pantanal estão entre os 150 participantes que os organizadores pretendem reunir para percorrer 40km da região da Vazante do Castelo nos quatro dias do evento.

A cavalgada vai passar por fazendas tradicionais e os participantes vão poder experimentar um pouco da rotina das famosas comitivas, pousando em acampamentos. Delícias da culinária pantaneira como o caribel, o churrasco de chão e a bolacha pantaneira de Corumbá estão no cardápio das refeições, que serão feitas também no campo. Dando o tom da festa, vai ter música ao vivo e baile todas as noites.

“A história do cavalo pantaneiro tem seu início com a colonização de nossa região e sua principal característica é a rusticidade e a aptidão para o trabalho com o gado. Na década de 60 ele quase foi extinto por causa da mistura com outras raças em busca de maior velocidade para as canchas – corrida de cavalos – que eram uma mania no Pantanal. Hoje felizmente podemos comemorar a permanência da raça e a 1ª Cavalgada Pantaneira não deixa de ser uma forma de fazer isso.” comenta Luciano Leite de Barros, diretor da ACCP/MS.
A estrutura de apoio ao evento será montada nas pousadas Baía das Pedras, Baía dos Patos, Caburé, Mangabal e na fazenda Santa Bárbara. “Além da vocação natural para o ecoturismo o Pantanal também tem tudo a ver com turismo eqüestre. Muitos donos de pousadas são criadores de cavalo pantaneiro e podemos criar um produto bem atraente e diferenciado juntando as duas coisas.” observa Rita Coelho Lima Jurgielewicz, proprietária da Pousada Baía das Pedras.

As inscrições para a 1a Cavalgada Pantaneira já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de junho pelo telefone (67) 342-1891 ou pelo site www.baiadaspedras.com.br/cavalgada/. O evento tem patrocínio da Servsal, Entre Rios Sementes, Rodeio Veterinária de Rio Verde e HS Leilões Rurais

Bruno Ribeiro - Assessor de Imprensa da I Cavalgada Pantaneira 9925-7381
Lysa Ribeiro - Assessora de Imprensa da I Cavalgada Pantaneira 9984-5291

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 22 de Março de 2017
21:53
Cassilândia
20:41
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)