Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Associação de criadores promove 1ª Cavalgada Pantaneira

Bruno Ribeiro - 31 de maio de 2004 - 15:52

A Associação de Criadores do Cavalo Pantaneiro de Mato Grosso do Sul (ACCP/MS) e o GTE-7 – Grupo de Troca de Experiências estão organizando a 1a Cavalgada Pantaneira de 08 a 11 de julho de 2004 no Pantanal da Nhecolândia. O objetivo do evento, que tem o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, é valorizar o homem pantaneiro e sua cultura de convivência harmônica com a natureza, na qual o cavalo pantaneiro ocupa um papel de destaque.

“Desde que foi criada em 1988, a associação tem participado de feiras e exposições em todo o Brasil para divulgar a raça do cavalo pantaneiro. As cavalgadas têm ganhado cada vez mais espaço nas associações de criadores de cavalos como forma de divulgação das raças e de integração entre seus associados e outros criadores interessados em conhecê-las. Nosso objetivo é colocar a Cavalgada Pantaneira no calendário dos melhores eventos com eqüinos do Brasil realizando o evento todos os anos.” explica Fernando Bachi, presidente da ACCP/MS.

Criadores, amantes da cavalgada e das belezas naturais do Pantanal estão entre os 150 participantes que os organizadores pretendem reunir para percorrer 40km da região da Vazante do Castelo nos quatro dias do evento.

A cavalgada vai passar por fazendas tradicionais e os participantes vão poder experimentar um pouco da rotina das famosas comitivas, pousando em acampamentos. Delícias da culinária pantaneira como o caribel, o churrasco de chão e a bolacha pantaneira de Corumbá estão no cardápio das refeições, que serão feitas também no campo. Dando o tom da festa, vai ter música ao vivo e baile todas as noites.

“A história do cavalo pantaneiro tem seu início com a colonização de nossa região e sua principal característica é a rusticidade e a aptidão para o trabalho com o gado. Na década de 60 ele quase foi extinto por causa da mistura com outras raças em busca de maior velocidade para as canchas – corrida de cavalos – que eram uma mania no Pantanal. Hoje felizmente podemos comemorar a permanência da raça e a 1ª Cavalgada Pantaneira não deixa de ser uma forma de fazer isso.” comenta Luciano Leite de Barros, diretor da ACCP/MS.
A estrutura de apoio ao evento será montada nas pousadas Baía das Pedras, Baía dos Patos, Caburé, Mangabal e na fazenda Santa Bárbara. “Além da vocação natural para o ecoturismo o Pantanal também tem tudo a ver com turismo eqüestre. Muitos donos de pousadas são criadores de cavalo pantaneiro e podemos criar um produto bem atraente e diferenciado juntando as duas coisas.” observa Rita Coelho Lima Jurgielewicz, proprietária da Pousada Baía das Pedras.

As inscrições para a 1a Cavalgada Pantaneira já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de junho pelo telefone (67) 342-1891 ou pelo site www.baiadaspedras.com.br/cavalgada/. O evento tem patrocínio da Servsal, Entre Rios Sementes, Rodeio Veterinária de Rio Verde e HS Leilões Rurais

Bruno Ribeiro - Assessor de Imprensa da I Cavalgada Pantaneira 9925-7381
Lysa Ribeiro - Assessora de Imprensa da I Cavalgada Pantaneira 9984-5291

SIGA-NOS NO Google News