Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/05/2004 15:52

Associação de criadores promove 1ª Cavalgada Pantaneira

Bruno Ribeiro

A Associação de Criadores do Cavalo Pantaneiro de Mato Grosso do Sul (ACCP/MS) e o GTE-7 – Grupo de Troca de Experiências estão organizando a 1a Cavalgada Pantaneira de 08 a 11 de julho de 2004 no Pantanal da Nhecolândia. O objetivo do evento, que tem o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, é valorizar o homem pantaneiro e sua cultura de convivência harmônica com a natureza, na qual o cavalo pantaneiro ocupa um papel de destaque.

“Desde que foi criada em 1988, a associação tem participado de feiras e exposições em todo o Brasil para divulgar a raça do cavalo pantaneiro. As cavalgadas têm ganhado cada vez mais espaço nas associações de criadores de cavalos como forma de divulgação das raças e de integração entre seus associados e outros criadores interessados em conhecê-las. Nosso objetivo é colocar a Cavalgada Pantaneira no calendário dos melhores eventos com eqüinos do Brasil realizando o evento todos os anos.” explica Fernando Bachi, presidente da ACCP/MS.

Criadores, amantes da cavalgada e das belezas naturais do Pantanal estão entre os 150 participantes que os organizadores pretendem reunir para percorrer 40km da região da Vazante do Castelo nos quatro dias do evento.

A cavalgada vai passar por fazendas tradicionais e os participantes vão poder experimentar um pouco da rotina das famosas comitivas, pousando em acampamentos. Delícias da culinária pantaneira como o caribel, o churrasco de chão e a bolacha pantaneira de Corumbá estão no cardápio das refeições, que serão feitas também no campo. Dando o tom da festa, vai ter música ao vivo e baile todas as noites.

“A história do cavalo pantaneiro tem seu início com a colonização de nossa região e sua principal característica é a rusticidade e a aptidão para o trabalho com o gado. Na década de 60 ele quase foi extinto por causa da mistura com outras raças em busca de maior velocidade para as canchas – corrida de cavalos – que eram uma mania no Pantanal. Hoje felizmente podemos comemorar a permanência da raça e a 1ª Cavalgada Pantaneira não deixa de ser uma forma de fazer isso.” comenta Luciano Leite de Barros, diretor da ACCP/MS.
A estrutura de apoio ao evento será montada nas pousadas Baía das Pedras, Baía dos Patos, Caburé, Mangabal e na fazenda Santa Bárbara. “Além da vocação natural para o ecoturismo o Pantanal também tem tudo a ver com turismo eqüestre. Muitos donos de pousadas são criadores de cavalo pantaneiro e podemos criar um produto bem atraente e diferenciado juntando as duas coisas.” observa Rita Coelho Lima Jurgielewicz, proprietária da Pousada Baía das Pedras.

As inscrições para a 1a Cavalgada Pantaneira já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de junho pelo telefone (67) 342-1891 ou pelo site www.baiadaspedras.com.br/cavalgada/. O evento tem patrocínio da Servsal, Entre Rios Sementes, Rodeio Veterinária de Rio Verde e HS Leilões Rurais

Bruno Ribeiro - Assessor de Imprensa da I Cavalgada Pantaneira 9925-7381
Lysa Ribeiro - Assessora de Imprensa da I Cavalgada Pantaneira 9984-5291

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)