Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/12/2004 13:47

Assinado decreto beneficiando portadores de necessidades

Irene Lôbo / ABr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (2), em cerimônia no Palácio do Planalto, decreto para regulamentar as leis federais 10.048 e 10.098/2000, que tratam do atendimento e da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida no Brasil. A assinatura do decreto integra as comemorações do Dia Internacional da Pessoas com Deficiência, que será celebrado nesta sexta-feira (3).

A lei n° 10.048 determina atendimento prioritário às pessoas com deficiência e a acessibilidade aos sistemas de transporte. Já a lei nº 10.098 trata do acesso de pessoas com dificuldade de locomoção a edifícios, vias públicas, mobiliário e equipamentos urbanos, de comunicação e informação e de ajudas técnicas.

Ao discursar na abertura do evento, o presidente Lula afirmou que o respeito aos direitos dos portadores de necessidades especiais é também uma questão cultural, que vai mudar na medida em que a consciência das pessoas também evolui.

"Este decreto que acabo de assinar é mais do que um merecido reconhecimento dos direitos de todos os brasileiros e brasileiras que portam algum tipo de deficiência. É o resultado de um amplo trabalho de debate com a sociedade, com especialistas e com órgãos governamentais, que permitiu que regulamentássemos duas leis federais que já haviam sido sancionadas em 2000 e 2002", afirmou o presidente.

Um dos pontos importantes contidos nas leis é a substituição progressiva dos veículos de transporte coletivo por unidades acessíveis aos portadores de deficiência. Durante o evento, o presidente Lula informou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) criou uma linha de financiamento para que os pequenos empresários possam adaptar suas instalações às pessoas com deficiência. A partir de agora, o BNDES só irá financiar a compra de frotas de ônibus quando pelo menos 40% dos veículos estiverem dentro dos padrões de acessibilidade.

O decreto também estabelece que tudo o que for construído após a sua publicação seja acessível às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. No campo das áreas técnicas, o decreto concede apoio à pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento de equipamentos, instrumentos e produtos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)