Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Assembléia vai pedir ao TRE plebiscito sobre nome de MS

Maristela Brunetto/Campo Grande News - 11 de fevereiro de 2004 - 13:02

Em reunião promovida nesta manhã, na Assembléia Legislativa, para discussão da mudança do nome de Mato Grosso do Sul, os participantes sugeriram que a Assembléia peça ao TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) que faça um plebiscito para saber a opinião da população sobre o tema.
O deputado Pedro Kemp (PT), responsável pelo debate desta manhã, disse que encaminhará o pedido de consulta popular à Mesa Diretora da Casa para que seja votado pelos demais deputados. A idéia é questionar se as pessoas são a favor ou contra e aos favoráveis que sugestão de nome tem.
Se o resultado for favorável à mudança de nome, será feito um projeto de lei de autoria popular. "São necessárias entre 12 mil e 13 mil assinaturas", afirmou o parlamentar. A legislação determina que seja 1% dos eleitores do Estado.
Além da proposta da consulta popular, na reunião desta manhã ficou definida a criação de uma comissão para mobilizar a comunidade em torno da mudança do nome. O assunto não é novo, mas ganhou projeção no começo do ano, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu ao governador Zeca do PT que encaminhasse logo as discussões. Segundo Zeca, o presidente se manifestou enquanto os dois estavam na Índia e puderam constatar a confusão com o nome do vizinho Mato Grosso.

SIGA-NOS NO Google News