Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/03/2015 07:36

Assembleia de MS derruba veto e operadoras devem bloquear celulares

G1 MS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) derrubou o veto do então governador André Puccinelli (PMDB) ao projeto de lei que obriga operadoras de telefonia a instalar equipamentos para bloquear sinal de celulares em estabelecimentos penais ou socioeducativos do estado. O veto foi rejeitado pelos deputados durante a sessão ordinária nesta quinta-feira (12).


A proposta foi aprovada pelos deputados em sessão extraordinária em 18 de dezembro de 2014. A mensagem de veto assinada por Puccinelli foi publicada em 31 de dezembro, em seu último dia de mandato.
De acordo com a proposição, as operadoras devem instalar e fazer a manutenção de equipamentos ou soluções tecnológicas para bloquear sinais de celulares nas penitenciárias e Unidades Educacionais de Internação (Uneis). O estado fica responsável pela fiscalização, podendo aplicar multa de R$ 50 mil a R$ 1 milhão às operadoras por descumprimento.


Em sua mensagem de veto, o então governador Puccinelli argumentou que legislar sobre telecomunicações é competência exclusiva da União, e cita exemplos de legislações revogadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal de Justiça do estado (TJ-MS).

Os deputados Marquinhos Trad (PMDB) e Mara Caseiro (PT do B), autores do projeto, argumentam em sua justificativa que os aparelhos telefônicos entram ilegalmente em estabelecimentos penais, o que permite detentos ordenar crimes nas ruas. Os parlamentares citam que os estados da Bahia e de Santa Catarina já possuem legislações semelhantes ao tema.


Trad e Mara dizem ainda que há base para a lei ser sancionada, já que a Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou a legislação catarinense constitucional, já que a Constituição Federal prevê que cabe aos estados prover pela segurança pública e combater a criminalidade.
O STF já havia confirmado a constitucionalidade da lei do Distrito Federal, que trata do mesmo tema. O então ministro Eros Grau argumentou que não há ingerência no Poder Executivo, nos casos de políticas públicas previstas na Constituição, como a segurança pública.


Equipamentos
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) instalou e testou bloqueadores de sinal no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima de Campo Grande em 2014. Na época, o então titular da pasta, Wantuir Jacini, afirmou que os moradores da região não seriam prejudicados pelo bloqueio.
“Não temos que penalizar mais a sociedade, ao contrário, temos que protegê-la”, afirmou, na ocasião .A tecnologia utilizada em Campo Grande é a mesma adotada por unidades nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)