Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Assembléia de MS concede título a herói japonês

11 de dezembro de 2004 - 10:07

Nessa segunda-feira, às 20h, durante sessão solene, a Assembléia Legislativa entrega o título de Cidadão Sul-mato-grossense a Hiroo Onoda, 82 anos, herói japonês da Segunda Guerra Mundial. Ele reside em Mato Grosso do Sul desde 1975, na Colônia Jamic, em Terenos, onde é produtor rural e associativista. O título foi proposto pelo deputado estadual Akira Otsubo e aprovado pelos demais parlamentares.

Hiroo Onoda é protagonista real de uma grandioso enredo, narrado em seu livro de memórias – “Os Trinta Anos de Minha Guerra”. Oficial (tenente) do Exército Japonês, oferecendo resistência com o seu contingente, nas selvas filipinas, ao término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, ele recusou-se a acreditar no final do conflito e, durante três décadas, obstinou, mesmo em face de sucessivas baixas, até restar sozinho, em cumprir as missões de guerra para as quais fora destacado.

Chegando ao Brasil, Mato Grosso do Sul, em 1975, adquiriu terras na região de Várzea Alegre – Colônia Jamic – Terenos, ajudando a fundar a Associação Nipo-Brasileira. Por 10 anos trabalhou com bovinocultura de corte. Na década de 80, projetou e construiu em Campo Grande a “Casa de Estudantes” para atender filhos dos imigrantes. Ele voltou ao Japão, onde criou uma fundação voltada ao aperfeiçoamento do corpo e da alma dos jovens, recebendo do Ministério da Educação do Japão, em 1999, o Diploma de Mérito de incentivo à educação social dos jovens. Hoje, Hiroo Onoda dedica-se à fundação que preside no Japão e, também, às atividades rurais que desenvolve em MS.

Para o deputado estadual Akira Otsubo, é um privilégio muito grande para o Estado ter uma personalidade conhecida internacionalmente como Hiroo Onoda. Ele disse que o título é o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo japonês ao Estado. Além de estar feliz com a homenagem, Onoda disse que a concessão do título é um orgulho porque MS tem a segunda maior colônia japonesa do Brasil.




Agência de Notícias do Legislativo - ANL
Edivaldo Bitencourt

SIGA-NOS NO Google News