Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/12/2004 10:07

Assembléia de MS concede título a herói japonês

Nessa segunda-feira, às 20h, durante sessão solene, a Assembléia Legislativa entrega o título de Cidadão Sul-mato-grossense a Hiroo Onoda, 82 anos, herói japonês da Segunda Guerra Mundial. Ele reside em Mato Grosso do Sul desde 1975, na Colônia Jamic, em Terenos, onde é produtor rural e associativista. O título foi proposto pelo deputado estadual Akira Otsubo e aprovado pelos demais parlamentares.

Hiroo Onoda é protagonista real de uma grandioso enredo, narrado em seu livro de memórias – “Os Trinta Anos de Minha Guerra”. Oficial (tenente) do Exército Japonês, oferecendo resistência com o seu contingente, nas selvas filipinas, ao término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, ele recusou-se a acreditar no final do conflito e, durante três décadas, obstinou, mesmo em face de sucessivas baixas, até restar sozinho, em cumprir as missões de guerra para as quais fora destacado.

Chegando ao Brasil, Mato Grosso do Sul, em 1975, adquiriu terras na região de Várzea Alegre – Colônia Jamic – Terenos, ajudando a fundar a Associação Nipo-Brasileira. Por 10 anos trabalhou com bovinocultura de corte. Na década de 80, projetou e construiu em Campo Grande a “Casa de Estudantes” para atender filhos dos imigrantes. Ele voltou ao Japão, onde criou uma fundação voltada ao aperfeiçoamento do corpo e da alma dos jovens, recebendo do Ministério da Educação do Japão, em 1999, o Diploma de Mérito de incentivo à educação social dos jovens. Hoje, Hiroo Onoda dedica-se à fundação que preside no Japão e, também, às atividades rurais que desenvolve em MS.

Para o deputado estadual Akira Otsubo, é um privilégio muito grande para o Estado ter uma personalidade conhecida internacionalmente como Hiroo Onoda. Ele disse que o título é o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo japonês ao Estado. Além de estar feliz com a homenagem, Onoda disse que a concessão do título é um orgulho porque MS tem a segunda maior colônia japonesa do Brasil.




Agência de Notícias do Legislativo - ANL
Edivaldo Bitencourt

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)