Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Assembléia começa a discutir a mudança do nome de MS

assessoria - 09 de fevereiro de 2004 - 14:57

A Assembléia Legislativa realiza na próxima quarta-feira, dia 11 de fevereiro, a partir das 9h30min, reunião para debater a mudança do nome de Mato Grosso do Sul. A discussão foi proposta pelo deputado Pedro Kemp, do PT, que na quarta-feira da semana passada anunciou sua adesão ao movimento pela mudança do nome do Estado..

O objetivo do parlamentar é ouvir entidades que já trabalham na proposta e também de iniciar a organização de uma consulta popular ampla e com caráter pedagógico. Entre os argumentos para a mudança do nome do Estado, o deputado petista menciona o fato do nome ‘Mato Grosso do Sul’ não ter se firmado de modo a diferenciar os sul-mato-grossenses dos habitantes de mato-grosso. “Além dos transtornos econômicos, perdemos com isso, durante 26 anos de existência do MS, a oportunidade de termos uma identidade nítida e clara diante do resto do país e no contexto internacional; principalmente quanto às nossas características econômicas e culturais, quanto à representação de valores próprios do nosso povo”, afirma o deputado Pedro Kemp, lembrando que além dos aspectos comerciais e políticos a cultura do sul-mato-grossense também sofre grande prejuízo.

Para o deputado “é importantíssimo agregar a um debate dessa dimensão o caráter cultural que a mudança do nome do Estado evoca, de modo a reafirmar ainda mais a estima do povo do nosso Estado”. Kemp acredita que ainda somos considerados por alguns um apêndice do estado vizinho e, para outros, sequer existimos no contexto dos estados da federação.

“Temos riquezas naturais, grandes potencialidades econômicas e um extraordinário conjunto de valores culturais. Precisamos agora fortalecer nossa identidade enquanto povo e dar visibilidade ao que temos e somos”, afirma. Para Pedro Kemp, a manifestação do presidente da República - que em companhia do governador José Orcírio Miranda dos Santos na missão oficial à Índia pôde observar a seriedade da proposta - , sinaliza para a retomada do movimento, via setores econômicos (do turismo e da produção), da educação e da cultura, e principalmente o político, com o envolvimento da Assembléia Legislativa. “A Assembléia Legislativa não pode ficar de fora da discussão sobre a mudança do nome do Estado de Mato Grosso do Sul. E, sem dúvida ela reúne todas as condições para colaborar, pela sua representatividade, para um debate democrático que alcance toda a sociedade”, afirma o parlamentar.

SIGA-NOS NO Google News