Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Asma atinge 10% dos brasileiros e mata dois mil por ano

Irene Lobo/ABr - 21 de junho de 2004 - 13:59

Crises de falta de ar, chiado, tosse intensa e sensação de aperto no peito são os sintomas mais comuns da asma, doença que, segundo o Ministério da Saúde (MS), aparece em 10% da população brasileira. Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) mostram que no Brasil a doença é responsável por quase 400 mil internações hospitalares anualmente, a um custo superior a R$ 200 milhões.

A cada ano, dois mil brasileiros morrem em conseqüência da asma, revelando assim a gravidade de uma doença que, apesar de não ser totalmente curável, deve ser tratada o quanto antes. Com esse objetivo, sociedades científicas promovem hoje, em todo o país, o Dia Nacional de Prevenção à Asma.

“O dia nacional tem a finalidade de esclarecer à população doente que é necessário realizar o tratamento. Nós temos uma preocupação especial com o grande número de pacientes que tem a doença e não se trata”, afirma o pneumologista e presidente da Sociedade Brasiliense de Doenças Toráxicas, Paulo Feitosa.

Define-se asma como uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que atinge os brônquios, estruturas por onde passa o ar em direção aos pulmões. A doença pode ser permanente ou aparecer em determinadas épocas do ano, como no inverno. Infecções virais, poeira, mofo, cheiros fortes, emoções e mudanças de temperatura também promovem crises de asma.

“A asma também é uma doença associada à baixa resistência do sistema imunológico”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Afra Suassuna.

Sendo uma doença de caráter hereditário, a asma não pode ser curada, mas o correto tratamento permite que o paciente possa ter uma vida normal, inclusive praticando esportes competitivos. Os remédios utilizados são os antiinflamatórios, sendo os corticóides inalatórios os mais eficazes. Já as crises pedem o uso imediato dos broncodilatadores por inalação, as famosas bombinhas.

Atualmente, diversos medicamentos já associam, na mesma embalagem, os antiinflamatórios e os broncodilatadores de efeito prolongado. Também já está em fase final de pesquisa uma vacina que irá impedir que se desencadeie o mecanismo alérgico da asma. Segundo a SBPT, a vacina será lançada em breve no Brasil.

Mais medicamentos - Baseado em estudos das sociedades brasileiras científicas que lidam com a asma, o Ministério da Saúde (MS) ampliou a lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, os pacientes com asma cadastrados junto às secretarias estaduais de Saúde têm acesso a um total de cinco medicamentos, em várias dosagens e apresentações.

No ano passado, o MS aprovou um projeto das sociedades brasileiras de Pneumologia, Cardiologia, Pediatria, Alergologia e Imunologia para o uso de protocolos no tratamento da asma, ou seja, recomendações validadas e padronizadas que irão garantir aos pacientes e profissionais o uso de tratamentos eficazes e seguros. O grupo pretende ainda elaborar um Plano Nacional de Controle de Doenças Respiratórias.

SIGA-NOS NO Google News