Cassilândia, Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

15/10/2018 08:40

As raízes da discórdia (II)

Giancarlo Fernandes (*)
As raízes da discórdia (II)

Em relação ao artigo anterior, alguns amigos me contaram as suas discussões nesse ano eleitoral, mencionando desde a saída de grupos de whatsapp até o caso da avó que preferiu não fazer um jantar familiar, no receio dos filhos brigarem por política. Por esse motivo, volto ao assunto para refletirmos um pouco mais acerca do tema.

Hércules, herói grego, caminhava por uma trilha estreita quando viu no chão algo parecido a uma maçã que o fez pisar para esmagá-la e esta duplicou de tamanho. Ele se enfureceu e passou a golpeá-la, até que aquela se agigantou e o manteve preso em seu caminho.

Então, apareceu Palas-Atena, deusa da sabedoria, que lhe disse: Esse objeto que você esmurra é a discórdia e o seu alimento é o ódio. Se não tocá-la, continuará anã, mas, se desafiá-la, ela engrandecerá!”. E assim o escritor Esopo nos ensinou, em sua obra, que sobrava força ao herói, mas lhe faltava sabedoria.

As eleições têm sido a “maçã” que estamos colocando no centro de nossas famílias, de nosso trabalho e, até, da roda de boteco, no aguardo do primeiro golpe para poder crescer com virulência. Senão, reflita sobre a sua experiência de ter revelado o nome de seu candidato aos amigos e familiares: houve aceitação ou irresignação com a sua escolha? E você, como agiu ao saber o voto do outro: respeitou ou condenou?

Há uma necessidade pessoal que nos exorta a discutir política, talvez compreendida pela máxima de Aristóteles de que o homem é um animal político por natureza. No entanto, a questão não está em discutir, mas sim na necessidade de dominar o outro com a nossa ideia. Talvez, esse seja o golpe mais forte que irá centuplicar a “maçã” da discórdia.

E é por isso que temos visto muitas relações se perdendo nesse momento, resultando, até mesmo, em violência entre as pessoas. A propósito, não bastasse um candidato à Presidência da República ser esfaqueado, um mestre de capoeira foi morto na Bahia ao revelar o seu voto. Logo, questiona-se: essa intolerância indica que estamos evoluindo ou regredindo em nosso processo civilizatório? E você, como avalia a sua postura democrática?

A filosofia nos ensina que um debate enriquecedor é aquele em que as ideias são expostas. Na prática, o que vemos são discussões por meio das quais as pessoas querem vencer, desqualificando o outro: “Vai votar nele por que gosta de bandido?”; “Você é fascista?”; “Você não tem maturidade pra entender!”, ou, o que é de mais repugnante: “Você vota assim por ser nordestino!”. Onde estão as ideias? Não há ideia, e na ausência delas, a imbecilidade rege a discussão.

Discutir política com serenidade não é tarefa para amadores. Deve-se estar imbuído de um espírito democrático virtuoso para ouvir uma opinião contrária e respeitá-la com sabedoria, sob pena de sermos condenados ao que Sigmund Freud denominou de neurose de caráter, que funciona da seguinte forma: quanto mais certo você pensar que está, mais chato você fica.

(*) Giancarlo Fernandes
Blog: https://sotragoverdadesounao.blogspot.com/
Instagram: @sotragoverdadesounao

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 12 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 11 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Sábado, 10 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)