Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: as lesões mais comuns nos joelhos dos corredores

Mundo Fitness

Ativo.com - 14 de março de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: as lesões mais comuns nos joelhos dos corredores

O aparecimento de uma lesão nos joelhos dos corredores, muitas vezes, é reflexo da falta de planejamento que marca a prática da modalidade para uma parcela significativa de brasileiros. Estima-se que o Brasil tenha entre 5 e 6 milhões de corredores de rua — e a imensa maioria corre sem qualquer tipo de orientação.

Durante a corrida, o impacto contínuo sobre as articulações é até três vezes maior que o peso de uma pessoa. Alguém que pesa 110 quilos e migra de repente do sedentarismo para o asfalto pode colocar sobre joelhos e tornozelos pouco ou nada preparados uma carga comparável a uma bomba-relógio: cerca de 330 quilos. Por isso, pessoas principalmente acima do peso que partem para a corrida sem supervisão castigam suas articulações e estão mais suscetíveis aos contratempos físicos.

Lesão nos joelhos: os 4 tipos mais comuns, segundo especialistas

1)- Condromalácia

Trata-se de uma alteração da cartilagem que reveste a patela por dentro. Quando há uma sobrecarga ou trauma, a patela pode ser afetada, já que é o meio caminho entre o tendão patelar, que está abaixo, e o tendão quadriciptal. Pode ser classificada por graus, cujo 1 representa apenas um amolecimento, sem alterações graves na cartilagem, e o 4, em que a cartilagem já foi embora e o osso já aparece.

Causas:

Trauma por fricção crônica de força excessiva aplicada ao joelho
Evolução agressiva dos treinos e insistência em atividades com dor
Desalinhamento na patela e pronação acentuada dos pés

Sintomas:

Dores acentuadas à frente ou ao redor da região do joelho ao correr, subir e descer escadas e agachar
Estalos ao esticar ou flexionar os joelhos

2)- Tendinite patelar

Toda tendinite é uma inflamação de um tendão. Mais comum entre os homens, a tendinite patelar é o resultado de movimentos repetitivos, excesso de treinos ou da falta de alongamento. Sobrepõe os limites de elasticidade e resistência do tendão do joelho. Inicialmente, a dor ocorre após a corrida. Se a lesão não for tratada, os incômodos surgem durante o exercício e até em atividades cotidianas.

Causas:

Excesso de uso e esforço repetitivo
Fraqueza na musculatura da perna
Falta de alongamento
Erros posturais

Sintomas:

Dor ao subir e descer as escadas
Dor ao usar salto alto
Dor no início da prática esportiva

3)- Síndrome iliotibial

Pesadelo constante na vida dos corredores, a síndrome iliotibial é popularmente conhecida como dor na lateral do joelho, mas não pode ser confundida com a tendinite patelar. Uma inflamação do tecido conectivo entre a área que se estende do quadril às proximidades do joelho e a região do fêmur provoca, inicialmente, um incômodo ao pisar. Depois, pode fazê-lo rodar menos e com isso interromper seus treinos.

Causas:

Falta de força nos abdutores do quadril
Aumento não planejado do volume de treinos
Encurtamento muscular
Desalinhamento nos joelhos, nos tornozelos ou entre passadas

Sintomas:

Incômodo ao apalpar o lado de fora do joelho
Dificuldade para correr em descidas
Dor no joelho ao pisar
Incômodo durante o aquecimento

4)- Tendinite da “pata de ganso”

Pela semelhança com o membro da ave, o conjunto dos três tendões da tíbia proximal (sartório, grácil e semitendinoso) foi apelidado de “pata de ganso”. Uma hipersolicitação na região tensiona a “pata de ganso” e gera uma inflamação local. Também é consequência do excesso de treinos. Causas e sintomas são os mesmos que da tendinite patelar.

SIGA-NOS NO Google News