Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: as lesões mais comuns em corredores de rua

Mundo Fitness

Portal Educação Física - 30 de julho de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: as lesões mais comuns em corredores de rua

Neste texto vamos pontuar as lesões mais frequentes em corredores de rua, de acordo com nossa experiência:

Condromalácia patelar: é uma das lesões mais comuns entre os corredores. É uma lesão relacionada com o atrito excessivo entre a patela e a extremidade do fêmur, o osso da parte superior da perna. Quando os ossos se ajustam de maneira adequada, a patela se move suavemente dentro de uma depressão na extremidade inferior do fêmur. Ocasionalmente, no entanto, o ajustamento é incorreto, e ao invés de ficar totalmente dentro da cavidade a que pertence a patela, fica roçando em um de seus Lados. Se esse atrito é prolongado, desgasta uma parte da cartilagem da patela.

Fraturas por estresse: é uma pequena alteração na estrutura óssea causado pelo esforço ou solavanco. O diagnóstico é difícil, até mesmo para o médico que não sabe o que procurar, porque as fraturas de estresse nem sempre aparecem nas radiografias. Ocorrem mais freqüentemente nos dois ossos da parte inferior da perna (a tíbia e a fíbula).

Fascite plantar: é uma inflamação da fáscia plantar do médio pé ou em sua inserção na tuberosidade medial do calcâneo que envolve micro lacerações ou ruptura parcial das fibras fasciais. Acontece geralmente nas cargas repetidas, nas quais as forças compressivas achatam o arco longitudinal do pé.

Periostite de esforço: ocorre na parte anterior da perna, entre a tíbia e o músculo sóleo. É uma inflamação do periósteo, que é uma membrana que recobre o osso por ação do músculo sóleo que, ao contrair-se, força o periósteo da tíbia.

Lesões do tendão patelar: fazem parte de um grupo maior de doenças que causa o que os ortopedistas chamam de “dor anterior do joelho”. Basicamente, as lesões do tendão patelar são as tendinites.

Síndrome de estresse tibial: é uma reação inflamatória das inserções tibiais fasciais profundas em resposta à aplicação de cargas crônicas. A dor se localiza nas cristas anterior ou postero-medial da tíbia, ou em ambas, e resulta das forças tensivas excessivas aplicadas por uma ação excêntrica das unidades músculotendinosas.

Tendão calcâneano tendinite: as cargas freqüentes e repetidas levam o tendão calcaneano as lesões por uso excessivo (overuse), mais comumente por tendinite (inflamação no peritendão), distúrbios de inserção miotendinosas ou tendinopatias.

As principais causas que levam a estas e outras lesões músculo-esquelético, geralmente estão relacionadas a:

Sobrecarga de treinamento, falta de orientação técnica, aumento abrupto de volume de treino, equipamentos inadequados e locais inapropriados para pratica da corrida.

Por isso, trabalhar dentro de um planejamento, não se descuidar do constante aprimoramento técnico, respeitar seus limites, não negligenciar seu descanso e manter uma boa alimentação, são fatores que podem evitar estas e outras lesões.

SIGA-NOS NO Google News