Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/03/2006 12:31

As inscrições para ao ProJovem começam no próximo dia 13

Agência Brasil/Alessandra Bastos

As inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) começam no próximo dia 13 e vão até 6 de maio. Podem se candidatar jovens de 14 a 18 anos, que não estejam trabalhando com a carteira assinada. Os selecionados, além de aprender uma profissão, vão receber uma ajuda de R$ 100 por mês para terminar o ensino fundamental.

Segundo o secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, no momento da inscrição "o candidato não pode estar com a carteira de trabalho assinada". No entanto, se durante o curso ele arrumar um emprego, não haverá problema algum por causa disso, garante. A maioria das aulas para os alunos inscritos no ProJovem estão ocorrendo à noite. Cury lembra que o selecionado "tem que compatibilizar com a freqüência". A obervação do secretário se refere a uma das regras do ProJovem, que estabelece uma freqëncia mínima mensal de 75% em sala de aula para o aluno receber o dinheiro da ajuda de custo (R$ 100).

O curso tem duração de 12 meses. Nesse período, o aluno vai estudar e concluir todas as disciplinas previstas no ensino regular de 5ª a 8ª séries. São 1.200 horas de aulas programadas, em que, além das matérias, o estudante vai aprender uma atividade profissional como construção e reparos, turismo, vestuário, administração, serviços domésticos, madeira e móveis, entre outras.

O aluno também vai desenvolver uma ação comunitária vinculada a profissão que estará aprendendo. Segundo Beto Cury, "se a profissão escolhida for carpinteiro, por exemplo, o jovem poderá ajudar na reforma da creche do bairro". Ele destaca que os 12 meses são suficientes. explicando que "essa é a diferença do conceito do ProJovem; são 1.200 horas com muita intensidade e qualidade".

Por enquanto, o ProJovem atende apenas aos jovens que moram nas capitais brasileiras. Nas cidades de São Paulo, Rio Branco, Macapá, Florianópolis e Brasília as primeiras turmas devem começar a freqëntar as salas de aula em março. "Há várias razões que são locais. Algumas optaram por não começar no final do ano porque, nesta época, muitos jovens arrumam um bico para trabalhar e muitos municípios não tinham previsão, no orçamento, desta contrapartida e optaram por começar este ano", afirma Beto Cury.

Ao todo, 93 mil adolescentes já participam do ProJovem. As primeiras turmas começaram em julho do ano passado. O governo quer atender a 200 mil alunos em dois anos. Hoje 1,7 milhão de brasileiros, entre 14 e 18 anos, estão atrasados nos estudos e fora da escola, sendo 1,044 milhão nas capitais. Não há expectativa de quando o Programa será oferecido em outros municípios.

Para fazer a inscrição é preciso ligar para 0800-642-7777. A ligação é gratuita e só pode ser feita por meio de telefone fixo. Não é possível se inscrever pelo celular. Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site "www.presidencia.gov.br/secgeral", da secretária Nacional de Juventude.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)