Cassilândia, Sábado, 25 de Maio de 2019

Últimas Notícias

19/12/2018 16:52

As asas da Fênix e o recomeço

Paulo Stucchi
As asas da Fênix e o recomeço

Recentemente a dura realidade da morte me tocou. Dor, rostos abatidos, a necessidade determinante de ser forte mesmo diante do coração dilacerado.


Não sei o que dói mais; a notícia, a constatação visual de que a vida se fora, ou o último adeus assim que a tampa é baixada, o pano cai e tudo vira terra e cimento.


Observando à minha volta, retendo-me na dor silenciosa, questionei-me como, ao final, as pessoas encontram forças para recomeçar. Qual é a mágica da mente ou do espírito humano que faz com que sigamos mesmo com o corpo coberto de cicatrizes? Com que o rosto entumecido dê lugar às marcas de um sorriso espontâneo novamente?
Todos os demais seres vivos passam pelos dias sob a ignorância que estão vivos, e, portanto, que irão morrer.

Simplesmente, vivem. Os homens, do contrário, sabem do fim, e por isso remam contra a maré na plena tentativa de deixar a ideia de morte e perda num cantinho escuro e fechado a sete chaves. Mas o dia chega. A dor recai sobre as pessoas, mas o retorno da normalidade é tão inevitável quanto a certeza da agonia.


Nestes dias, cruzei com um conhecido que estava comigo no mesmo velório. Ele me cumprimentou, brincou até, como se a página estivesse virada e, a vida, seguindo - e, sim, ela (a vida) não para seu curso, é impiedosa com nossos problemas e lamúrias.


Vi nesse conhecido a prova viva de que todos temos uma força escondida para renascer das cinzas, bater nossas asas e voar novamente, como a mitológica Fênix. Religião, família, entes queridos servem como agentes catalisadores da necessidade primal do homem de ser feliz. É como se a caixinha do sofrimento fosse inóspita o bastante para que nós cansemos e, no momento certo, decidamos esticar os músculos e recomeçar.


Enfim, isso é viver. Saborear os bons momentos, que não são eternos, como alento do inevitável ato final - este, sim, eterno e irreversível.


As mensagens de ano novo me ajudam a introspectar ainda mais o assunto. Ninguém deseja ao outro que seu ano seja "realista", que ele saiba lidar com o sofrimento e que ninguém parta para a morte. Desejamos vida, amor e felicidade, como esse tudo isso fosse determinações do destino, de algo que estamos fadados a viver, mesmo diante das agruras.


Assim sendo, acho válidos os votos de um ano melhor assim que enterramos os 12 meses anteriores. É como reafirmar que, não importa o que aconteça, seremos movidos ao impulso de renascer, de sorrir novamente, dando prosseguimento à deliciosa e, ao mesmo tempo, amarga, aventura que é viver. Isso, até que os panos caiam para nós também.

Sobre o autor:
Paulo Stucchi é escritor, atuou como redator, jornalista responsável e editor em jornais impressos e revistas. Também foi professor e coordenador de curso de Comunicação. Atualmente, divide seu tempo entre o trabalho como assessor de imprensa e sua paixão pela Literatura, História e Psicanálise.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Maio de 2019
Sexta, 24 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
07:20
Atenção motoristas e ciclistas
Quinta, 23 de Maio de 2019
22:00
Loterias
21:45
Loterias
21:42
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)