Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Árvore "que chora” atrai curiosos no Parque dos Poderes

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 15 de outubro de 2008 - 13:08

Uma castanheira do mato coberta por uma fina camada de gelo chamou a atenção de curiosos no Parque dos Poderes, à margem da Avenida do Poeta, em Campo Grande. A planta tem expelido água e por isso foi propagado que havia “uma árvore chorando” na reserva.

Segundo informações da agência de notícias do governo, dentre a pequena multidão que ali se aglomerava na manhã desta quarta-feira, alguns já empunhavam copos e garrafas plásticas para guardar um pouco da “água santa”.

O fenômeno, porém, tem explicação científica, segundo o biólogo Vinicius Andrade Lopes, fiscal ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.

Em dias frios e úmidos, estando o solo encharcado de água, as raízes podem, excepcionalmente, empurrar a seiva até a copa da árvore. Como a seiva não evapora, devido à baixa temperatura e da saturação de umidade do ambiente, acaba saindo pelas folhas.

“Este processo tem o nome de sudação ou gutação e, é muito comum nas plantas”, explica o biólogo. “É como se fosse a transpiração das plantas, assim como ocorre conosco. Isso acontece quando a planta tem água em excesso. Certas plantas não fazem isso, como os cactos, que costumam armazenar a água, mas outras, dependendo da umidade e do calor excessivo do ambiente, ocasionam este fenômeno”, complementa.

A árvore fica quase na esquina da Avenida do Poeta com a Avenida Valdir dos Santos Pereira. Alguns pontos de referência são o prédio da governadoria e o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.


SIGA-NOS NO Google News