Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/10/2008 13:08

Árvore "que chora” atrai curiosos no Parque dos Poderes

Fernanda Mathias/Campo Grande News

Uma castanheira do mato coberta por uma fina camada de gelo chamou a atenção de curiosos no Parque dos Poderes, à margem da Avenida do Poeta, em Campo Grande. A planta tem expelido água e por isso foi propagado que havia “uma árvore chorando” na reserva.

Segundo informações da agência de notícias do governo, dentre a pequena multidão que ali se aglomerava na manhã desta quarta-feira, alguns já empunhavam copos e garrafas plásticas para guardar um pouco da “água santa”.

O fenômeno, porém, tem explicação científica, segundo o biólogo Vinicius Andrade Lopes, fiscal ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.

Em dias frios e úmidos, estando o solo encharcado de água, as raízes podem, excepcionalmente, empurrar a seiva até a copa da árvore. Como a seiva não evapora, devido à baixa temperatura e da saturação de umidade do ambiente, acaba saindo pelas folhas.

“Este processo tem o nome de sudação ou gutação e, é muito comum nas plantas”, explica o biólogo. “É como se fosse a transpiração das plantas, assim como ocorre conosco. Isso acontece quando a planta tem água em excesso. Certas plantas não fazem isso, como os cactos, que costumam armazenar a água, mas outras, dependendo da umidade e do calor excessivo do ambiente, ocasionam este fenômeno”, complementa.

A árvore fica quase na esquina da Avenida do Poeta com a Avenida Valdir dos Santos Pereira. Alguns pontos de referência são o prédio da governadoria e o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)