Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/12/2010 17:47

Artuzi e Cantor renunciam e Dourados terá nova eleição

Fernanda França, Campo Grande News

O prefeito afastado de Dourados, Ari Artuzi (expulso do PDT), e o vice, Carlinhos Cantor (PR), renunciaram hoje à tarde aos seus mandatos. O comunicado já foi encaminhado pelos advogados à Câmara Municipal da cidade.

Artuzi e Cantor foram presos e afastados por envolvimento em esquema de fraude em licitação e pagamento de propina a vereadores. O escândalo político foi deflagrado pela Operação Uragano, da Polícia Federal.

Todo o esquema de corrupção foi revelado por meio de gravações feitas pelo jornalista Eleandro Passaia, sob orientação da PF. Além de Artuzi e Cantor, foram presos vereadores, secretários e empresários da cidade.

O presidente da Câmara do município, Sidlei Alves, também renunciou ao cargo.

Hoje faz 90 dias que Artuzi, Sidlei e Cantor estão atrás das grades. O prefeito afastado está no presídio federal de Campo Grande e os outros estão no presídio Harry Amorim Costa, em Dourados.

Com a renúncia, fica liberada a convocação de eleições diretas em Dourados. A interpretação da maioria dos juristas é que o pleito extemporâneo poderia ser realizado caso a cassação ou renúncia ocorressem até 31 de dezembro deste ano.

Artuzi e Cantor enfrentam duas Comissões Processantes na Câmara, que poderiam resultar na cassação.

O advogado de Artuzi, Carlos de Jesus Marques, disse há pouco ao Campo Grande News que Artuzi resolveu renunciar porque quer ver a eleição direta ser realizada. Portanto, com sua atitude, o prefeito afastado evitou que a Câmara escolhesse o próximo prefeito.

“A cassação de Artuzi estava iminente nas comissões processantes, o processo estava viciado, foi melhor renunciar”, detalhou Carlos Marques.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) vai conduzir todo o processo de eleição em Dourados.

Alguns candidatos já despontam para a disputa, como a própria prefeita interina, Délia Razuk (PMDB) e o vice-governador Murilo Zauith (DEM), que lidera as pesquisas de opinião.

A prefeita interina de Dourados, Délia Razuk(PMDB), tentou aumentar o mandato a frente da prefeitura. Entrou com Ação Cautelar solicitando prorrogação do mandato como presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para dois anos, para que também continuasse como prefeita.

Mas decisão do juiz João Mathias Filho foi contrária a liminar. Ainda será julgado o mérito. Caso a Justiça negue o pedido, o prazo de Délia termina em dois meses, depois devem ser convocadas novas eleições na Câmara. Se até lá não forem convocadas eleições para a prefeitura, o novo presidente do Legislativo Municipal vai assumir Dourados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)