Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artrite Reumatóide atinge mais de um milhão no Brasil

Agência do Rádio - 12 de outubro de 2007 - 08:46

Mais de um milhão de brasileiros sofrem de artrite reumatóide, uma doença que atinge desde crianças a pessoas entre 40 e 50 anos. Ela provoca dores nas articulações das mãos, punhos e pés e é a principal entre os mais de 100 tipos de reumatismos existentes. Além disso, a artrite reumatóide pode inflamar outros órgãos do corpo como olhos, pulmões e coração. Para tornar os sintomas e tratamentos desta doença mais conhecidos, a Sociedade Brasileira de Reumatologia promove em todo País neste dia 12 de outubro, o Dia Mundial da Conscientização sobre Artrite Reumatóide. O Presidente da Sociedade, Fernando Neubarth, explica que a causa desse tipo de reumatismo ainda não é conhecida, mas é como se o próprio corpo causasse a inflamação.

"A causa da artrite reumatóide ainda não é conhecida. O que nós sabemos é que existe algum fator que provoca uma defesa exagerada do organismo em relação à algo que se chama um antígeno. Algo que vai provocar ao organismo que ele se defenda, muitas vezes sem saber porque está se defendendo. Por isso nós chamamos de uma doença auto-imune, que está relacionado à problemas da imunidade do paciente."

O reumatologista alerta ainda sobre os sintomas da doença.


"É uma doença que pode dar dores articulares, dores nas juntas. Muitas vezes com sintomas sistêmicos também, a pessoa pode ter febre, pode ter emagrecimento, pode se sentir doente; acorda muitas vezes com uma rigidez nas articulações, com dificuldades de fazer movimentos. Há inclusive deformidades das articulações."

No Dia Mundial de Conscientização sobre Artrite Reumatóide, a população poderá tirar dúvidas com médicos especialistas e fazer dobraduras de origami, atividade escolhida por ser de extrema dificuldade para portadores da doença. O evento vai ser das 6h30 da manhã às 17h em Porto Alegre, no Parque Farroupilha; em Brasília, no Parque da Cidade e em Belo Horizonte, no Parque Municipal Américo René Giannetti.

De Brasília, Marcelo Brito



SIGA-NOS NO Google News