Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Viver é melhor que sonhar?

Paulo Adaias Carvalho Afonso - 29 de setembro de 2007 - 06:01

Criado por uma mãe adoradora de MPB e fã incondicional de Elis Regina, não me restou alternativa senão admirar a obra de nossa grande artista, com voz de aveludada e pulsante, sorriso arrebatador e olhos charmosamente estrábicos.
Ao recordar sua obra, a primeira frase que vem à cabeça é sempre “viver é melhor que sonhar...”, que ficou imortalizada na sua voz e atravessa gerações. A pergunta que agora me faço é: será que Elis tem razão?
Viver é algo muito complicado. A simplicidade do sonho é muito melhor. Sonhando, se pode estar onde, quando e com quem quiser; não é necessário perder tempo no trânsito ou no trabalho, nem suportar um frio desumano ao visitar um cliente longínquo.
No sonho, num minuto é possível estar numa praia deserta com a pessoa amada e, n’outro, ser o atacante da seleção brasileira na final da Copa do Mundo e ter o mundo a seus pés depois de um gol salvador aos 45 do segundo tempo.
Ah, Elis! Sonhar é mais fácil! Ainda mais quando vemos a realidade que se apresenta diante dos nossos olhos! O noticiário nos arranca do peito qualquer esperança de futuro (e vida) melhor: é guerra infindável no Oriente Médio e na África, ataques terroristas a todo tempo, acidentes de trânsito (que nem chamam mais a atenção de tão comuns), meio ambiente caótico, corrupção diária no Poder Público, dentre outras notícias desalentadoras.
O homem está tornando a vida difícil demais. A sociedade de consumo faz com que se deseje tudo e se trabalhe sem limites para isso. Aqueles que conseguem trabalho (ainda há o problema crônico do desemprego) e alcançam os objetos de seus sonhos, não tem tempo para usufruir deles e ficam frustrados. Os que não trabalham (na maioria das vezes, não por opção própria) nem conseguem adquiri-los e ficam com praticamente a mesma frustração.
Como se pode aceitar uma vida em guerra velada, como acontece com o narcotráfico nas favelas do Rio de Janeiro e São Paulo? Como fechar os olhos para tanta fome, corrupção, maldade, mentira e pobreza? Como permanecer inerte diante da metade da população mundial que vive abaixo da linha da miséria? Como concordar que os políticos se apropriem de dinheiro público e permanecer impunes, enquanto o ladrão de galinhas está encarcerado?
Não! Não há como viver assim! Não há como consentir com a Elis! Sonhar é bem melhor! Eu quero sonhar! Quero dormir, para imaginar um mundo como o Paraíso! Nem precisa das 70 virgens, prometidas pelo Islamismo a seus mártires, ou da tranqüilidade, prometida pelo Catolicismo a seus bem-aventurados! Um mundo, que se assemelhe com os meus sonhos, já seria ótimo!

SIGA-NOS NO Google News