Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Vai saudade ! (Homenagem a Délio)

Prof. Rosildo Barcellos - 09 de fevereiro de 2010 - 09:27

Gavião piava triste lá no centro do cerrado
Pintassilgo no gramado arapongas lá na mata
Eu também cantava triste no braço de uma viola
Não há nada que consola essa dor que me maltrata

Com esse fragmento de “Antigo Aposento” repasso todos os ensinamentos que a alma precisa. A música é a alma que voa, que vibra e sintetiza, que agarra e que se faz paixão. José Pompeu , o nosso estimado Délio, que ao lado de Delanira, a nossa Delinha, nos brindou com a essência da música raiz. Não há quem não ouça “ O Sol e a Lua” e não saia cantarolando,ainda que por um triz - Eu sou o sol , a chama ardente do calor...eu sou a lua,meiga e mansa ,inteirinha feita de amor - bem como com suas inúmeras composições e interpretações, como “Filosofia”; “ Vai saudade”;”Por onde andei” popularizando o famoso “rasqueado”.
Quando Délio encostava a viola em seu peito construía em seus acordes de momento, as realidades dos amores esquecidos e arrancava as lições mais lindas do sentimento.
O meu canto transformo em palavras e por onde caminho as letras saltam ao papel e em desalinho e vão além; mais longe do que se possa imaginar. A música tem o poder de enlevar o coração por lugares nunca dantes navegados, fazendo vibrar as cordas da ternura e da fraternidade;faz calar essa saudade que meu ser invade. Vai Délio, vai cantar em outra cidade e depois vem nos contar como é a felicidade.
Só sei que neste dia meu violão é mensageiro,e me dá a certeza que tem muitas coisas na vida que valem mais do que dinheiro. Ninguém agora me impede de alçar vôo nas asas dos anjos, os acordes batem em meu peito encantados pela suave harmonia. A voz, o canto em tom perfeito,na música,nos versos na poesia. Mato Grosso do Sul está em luto,não falo com euforia;eu queria só mais uma vez ouvir mais uma cantoria. Vai Saudade !
*articulista

SIGA-NOS NO Google News