Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/10/2009 10:01

Artigo: Uma venda termina no recebimento

Emanuel Gonçalves da Silva*

Muito se fala nas cobranças atrasadas, no crescimento da inadimplência, mas pouco vejo manifestações com a profundidade necessária dos verdadeiros motivos que envolvem o endividamento em todo Brasil.



Não existe um fator motivador para isto e sim uma serie de fatores que passa principalmente pela venda de produtos e serviços.



Todos sabem que nós brasileiros não somos habituados a fazer contas, vamos às compras sem listar o que precisamos, gastamos sempre por impulso e estes são fatores que geram o desequilíbrio orçamentário e consequentemente o principio da inadimplência.



Costumo dizer que “um pequeno vazamento pode afundar um grande navio” e tendo consciência desta realidade os fornecedores precisam se proteger mais, ser cautelosos e principalmente não vender seus produtos ou serviços além da capacidade de pagamento

do consumidor em geral.



Eu sou do tempo que os departamentos de créditos das empresas tinham os chamados “pesquisadores das informações cadastrais”, confirmavam endereços, e levantavam o histórico de pagamento dos clientes para uma avaliação do crédito e aprovação ou não dentro de critérios rigorosos para evitar a inadimplência.



Hoje em dia você entra no shopping e se tiver o nome limpo e um talão de cheque, você compra o que quiser e em algumas lojas, com cheques pré-datados, vendem até aos desempregados.



Claro que a evolução e tecnologia da atualidade dispensam os pesquisadores, você com um simples clique pode levantar as condições das pessoas e isto na teoria deveria ser objeto para maior segurança na venda o que não acontece na pratica.



Ora, seu eu vendo além da capacidade de pagamento de quem estiver comprando, também tenho as minhas responsabilidades e de certa forma estou facilitando e contribuindo para os consumidores se endividarem e por conseqüência deixarem de me pagar juntamente com outros fornecedores.



Vendeu e não recebeu a venda não esta concluída, ela foi mal formulada, mal avaliada quanto ao crédito concedido e isto deve ser instrumento constante de reavaliação dos critérios estabelecidos para reformulações principalmente quando seu negocio vem apresentando crescimentos constantes na carteira de cobranças.



Portanto, vamos fazer as promoções, ações de marketing, motivações em cima dos vendedores, campanhas, mas não esqueçam: UMA VENDA TERMINA NO RECEBIMENTO!



Emanuel Gonçalves da Silva*

Consultor, escritor e instrutor.




O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)