Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Tragédia dos idosos no Brasil!

(*) Nelson Valente - 25 de abril de 2009 - 06:25

Até onde se pode acreditar nas estatísticas oficiais, o Brasil caminha para uma aceleração do envelhecimento. Temos hoje cerca de 13 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade e há uma projeção,naturalmente sujeita a muitos e incontroláveis fatores, estimando essa população para 35 milhões de pessoas em 2025.

Segundo, o médico geriatra Norton Sayeg : - "Hoje, o número de idosos corresponde a 7,3% da população. No ano de 2025, representará 15%.As principais causas do envelhecimento do brasileiro são as reduções do coeficiente de mortalidade infantil, da taxa de fecundidade e da mortalidade causada por doenças infecciosas e parasitárias.Embora se saiba que o estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina já apresentam uma expectativa de vida de 70 anos, no Brasil, com tantos desequilíbrios, a situação é mesma trágica, em termos de envelhecimento".

A Paraíba, por exemplo, tem menos de 50 anos de expectativa de vida. As causas são as mais diversas, envolvendo fatores econômicos e sociais, mas de uma verificação concreta não se escapa: os idosos não recebem uma orientação adequada, em muitos casos por absoluto despreparo dos nossos médicos, além de existir uma política de saúde que chega a ser inacreditável.

A geriatria é uma especialidade de poucos, quando no mundo desenvolvido, com extensão das perspectivas de vida, ganhou enorme expressão. Como sempre, trata-se o idoso brasileiro com o nosso clássico jeitinho, o que não chega a ser exatamente uma forma de respeitá-lo.

Quantas vezes uma simples dor de cabeça representa apenas o sintoma de algo muito mais sério ? Nossas faculdades de medicina, tão criticadas (salvo as honrosas exceções), precisam acordar para esse fato social e dar a prioridade devida aos estudos ligados à gerontologia.

Antes que seja tarde.Logo, nem toda unanimidade é burra, mas inteligente e preventiva.


(*)Nelson Valente é jornalista, professor universitário e escritor, pesquisador nas áreas de psicanálise, comunicação, educação e semiótica. É mestre em Comunicação e Mercado e doutor em Comunicação e Artes. O autor também é especialista em Psicanálise,Teoria da Comunicação e Tecnologia Educacional e já publicou 12 (doze) livros sobre o ex-presidente Jânio Quadros e outros sobre educação, parapsicologia, psicanálise e semiótica, no total de 64 (sessenta e quatro) livros e alguns no prelo. Ex-presidente da Academia Blumenauense de Letras/ALB, Acadêmico.





O Cassilâdianews não se responsabiza pelas opiniões emitidas em artigos assinados.

SIGA-NOS NO Google News